Taxímetro

by

Ipem realiza verificação de taxímetros em Sorocaba nesta sexta ...

O taxímetro é um instrumento que mede a distância que o táxi percorre e, também, o tempo que o veículo fica parado quando em serviço. A partir dessas informações e do valor da tarifa, o instrumento calcula automaticamente o preço a pagar. É muito importante que as medições de distância e tempo feitas pelo taxímetro sejam corretas. Por isso é obrigatório submeter o instrumento ao controle da metrologia legal. O instrumento deve ser fabricado e verificado em conformidade com a Portaria Inmetro nº 201, de 21 de outubro de 2002.

Controle metrológico é o processo de verificação do instrumento para ver se ele está medindo corretamente, e também se está indicando corretamente o preço a pagar correspondente à essa medição. A verificação do taxímetro é feita uma vez ao ano, ou sempre que a prefeitura altera o valor da tarifa. Além de verificar o taxímetro os fiscais do Ipem-SP verificam outros aspectos obrigatórios, como o estado de conservação do instrumento e a sua posição no painel do veículo.

taxímetro

O taxímetro que estiver bem conservado, instalado corretamente e que apresentar desempenho metrológico correto é aprovado e recebe um lacre amarelo e a marca de verificação do Inmetro (um selo holográfico adesivo) com o ano de validade.

Dicas:

O taxímetro deve ser ligado apenas quando o passageiro entrar no táxi. Nesse momento o taxímetro deve exibir, no visor, o valor da tarifa inicial (bandeirada).

O valor das tarifas são determinados pelas prefeituras municipais. Além disso, algumas prefeituras também permitem o uso de tarifas diversificadas quando o táxi trabalha em horário noturno, domingos e feriados (bandeiras um, dois, três etc.).

Observe a existência do lacre amarelo (que deve estar intacto) e do selo holográfico do Inmetro com o ano de validade. O taxímetro deve estar indicando “zero” no valor a pagar, e só passará a indicar o valor da bandeirada quando for ligado.

Recuse táxi de outro município (veja a placa do carro) e não aceite corrida com valor “tratado” em municípios onde se utilizam taxímetros.

Publicidade

6 Respostas to “Taxímetro”

  1. Rodolfo Says:

    Olá, gostaria de saber como agendar para aferir taximetro de taxi que roda em Osasco.

    Grato.

  2. benedito Says:

    Agendei verificação do taximetro daqui a 7(sete) dias. Aceitam o pagamento do boleto da taxa de verificação pela Internet Bk ?

    • Montini Says:

      Prezado Benedito,
      Por favor, entre em contato com o serviço de verificação de taxímetros nos seguintes telefones: (11) 2154-5065 / (11) 5016-5169 / (11) 5016-4984
      Obrigado.

  3. RAYMUNDO Almeida Barbosa Says:

    Paguei RS 230,00 a vista por cinco minutos de prestação de serviço da oficina para atualizar tarifa em táximetro gostaria de saber quem determina este valor cobrado!! Parcelado seria RS 260,00 reais 😡😡😡 achei um absurdo a meu ver RS 80, 00 reais estaria bem pago.e Brasil!!!!

    • Montini Says:

      Caro Raymuno,
      O Ipem-SP não determina o valor cobrado pelas oficinas para proceder à atualização do taxímetro. A decisão sobre o valor cobrado cabe, unicamente às oficinas que prestam esse serviço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.


%d blogueiros gostam disto: