Medidor de Gases de Exaustão Veicular

by

foto: Divulgação

O medidor de gases de exaustão veicular, popularmente conhecido como analisador de gases, é usado na medição dos componentes dos gases de exaustão dos veículos que possuam motores de “ciclo de Otto”. Este instrumento não mede a opacidade da fumaça, esta é medida pelo opacímetro.

O ciclo de Otto é um ciclo termodinâmico que descreve o funcionamento de um típico motor de pistão e ignição por faísca. É o tipo mais comum de motor usado em automóveis, e funciona em “quatro tempos”: admissão, compressão, combustão e exaustão (gases que saem pelo escapamento).

O medidor determina a fração volumétrica dos seguintes gases componentes da exaustão: monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO2) e hidrocarbonetos (HC em termos de n-hexano).

A diluição de hidrocarbonetos é dada em ppm (partes por milhão), enquanto as diluições de monóxido de carbono e de dióxido de carbono são dadas em percentual do volume.

Conhecer a concentração desses gases é importante, não apenas para controlar os níveis de emissão de gases de efeito estufa ou poluentes, mas também como diagnóstico do desempenho do veículo.

Especialista em Metrologia e Qualidade do Ipem-SP executa verificação inicial em medidor de gases, no fabricante.

O medidor de gases de exaustão veicular é utilizado por órgãos públicos de trânsito, organismos de inspeção veicular e oficinas de manutenção e diagnóstico. É instrumento sujeito à metrologia legal e, portanto, regulamentado pelo Inmetro (Portaria nº 155/2005). Deve ser submetido obrigatoriamente à verificação inicial, no fabricante, e às verificações subsequentes, periódicas ou eventuais, quando em uso. No Estado de São Paulo, as verificações são feitas pelo Ipem-SP.

Uma resposta to “Medidor de Gases de Exaustão Veicular”

  1. Opacímetro | Almanaque do Ipem - SP Says:

    […] Quanto mais escura a fumaça, mais opaca, e mais poluente ela será. Atenção! Opacímetro mede a opacidade da fumaça e não os gases (hidrocarbonetos, monóxido de carbono e dióxido de carbono) que a compõe. Isso é feito pelo medidor de gases de exaustão veicular. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.


%d blogueiros gostam disto: