DIA MUNDIAL DA METROLOGIA

by

O tema deste ano “Metrologia na Era Digital” foi escolhido porque a tecnologia digital está revolucionando o planeta. Cada vez mais a metrologia, a ciência da medição, desempenha um papel central na descoberta e inovação científica, na indústria e no comércio internacional, na melhoria da qualidade de vida e na proteção do meio ambiente global.

O Dia Mundial da Metrologia é uma celebração anual da assinatura da Convenção do Metro em 20 de maio de 1875 por representantes de dezessete nações. A Convenção do Metro estabeleceu a estrutura para a colaboração global na ciência da medição e em suas aplicações industriais, comerciais e sociais. O objetivo original da Convenção do Metro – a uniformidade mundial de medição – permanece tão importante hoje quanto era em 1875.

Em todo o mundo, institutos nacionais de metrologia avançam continuamente na ciência da medição, desenvolvendo e validando novas técnicas em um nível de sofisticação compatível com as necessidades do mundo moderno. Os institutos nacionais de metrologia participam de comparações metrológicas coordenadas pelo Escritório Internacional de Pesos e Medidas (Bureau International des Poids et Mesures – BIPM) para garantir a confiabilidade dos resultados das medições em todo o mundo. A Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML) desenvolve Recomendações Internacionais que visam alinhar e harmonizar requisitos técnicos em todo o mundo e em múltiplos campos. A OIML também opera o Sistema de Certificação OIML (OIML-CS), que facilita a aceitação internacional e o comércio global de instrumentos de medição regulamentados.

O projeto Dia Mundial da Metrologia é realizado conjuntamente pelo BIPM – Bureau Internacional de Pesos e Medidas e pela OIML – Organização Internacional de Metrologia Legal.

Publicidade

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.


%d blogueiros gostam disto: