Passatempos

Nesta página concentramos todos os passatempos publicados aqui no Almanaque. Confira.

CRUZADAS METROLÓGICAS – Desafio n° 1.

16 de novembro de 2015 by

Os antigos almanaques ficaram conhecidos por oferecer aos seus leitores vários tipos de passatempo, numa época em que os jogos eletrônicos eram inimagináveis.  Por isso, fiéis à nossa proposta de reproduzir as características dos antigos almanaques (e porque, às vezes, é preciso relaxar), fomos buscar o recurso das palavras cruzadas lá no fundo do baú, na melhor tradição dos almanaques de outrora, para difundir conceitos de metrologia.

É claro que nem todas as palavras deste problema pertencem ao universo metrológico, mas procuramos, ao menos, permanecer o mais possível no âmbito da terminologia técnica. Como não somos cruciverbalistas profissionais, gostaríamos de saber a sua opinião e pedimos desculpas, desde já, por eventuais deslizes. A solução deste problema será publicada com o próximo desafio.

cross8

Para facilitar sugerimos imprimir

 

HORIZONTAIS

1 – Categoria de unidades de medir que incluem o Tesla e o Weber. 2 – Substância com grande potencial para realizar trabalho. 3 – Capacidade expressa em joules por kelvin; Escola Naval. 4 – Raio; Metro; Telúrio; Tampa (inglês). 5 – Onda (espanhol); Trajetória de um corpo ao redor de outro sob a influência da gravidade. 6 – Lua (espanhol); Ilha coralina anelar. 7 – Aparelho que mede a saturação de oxigênio no sangue; Eu (inglês). 8 – O grama; Parte da física que estuda as propriedades da luz (inglês). Unidade de Corrente Elétrica (simb.). 9 – Partir; Divisa; Césio. 10 – Artigo def. fem. sing.; Brisa marinha.

VERTICAIS

1 – Ciência das medições. 2 – Associação Nacional dos Escritores; Unidade de Iluminamento; Rua. 3 – Elemento químico metaloide de número atômico 32; Prefixo que multiplica a unidade por 106. 4 – Normas Reguladores de Mineração; Espaçosa. 5 – País que abriga o rio Nilo; Composto orgânico usado como anestésico (etoxietano). 6 – Trabalhar os fios em trama e urdidura; Equipe. 7 – Instituto Tecnológico de Aeronáutica; Embarcações. 8 – Cento e um em algarismos romanos; Radical grego para “Pedra”; Iodo. 9 – Concordo; Cálcio. 10 – Alpercatas.

BANCO

Lid; Ola; Luna; I; Optics.

SOLUÇÃO:

cruzadas1-solução

O Jogo dos 7 erros metrológicos.

8 de janeiro de 2016 by

jogo7erros2a

clique na imagem para ampliar

O jogo dos sete erros é um passatempo conhecido desde os tempos dos antigos almanaques. Aqui usamos como tema um laboratório de medição de massa onde os padrões (pesos) são calibrados.  Todo mundo sabe como funciona o jogo dos sete erros, mas não custa nada repetir. Deve-se comparar as duas figuras e identificar as sete diferenças existentes entre elas. Se você achou muito fácil, espere… Nesta versão do jogo será preciso descobrir, também, as “impropriedades metrológicas” que cada “erro” representa. Veja, por exemplo, o rato que aparece na imagem inferior. Além de ser uma diferença óbvia (a imagem superior não tem nenhum rato) é também uma impropriedade, pois laboratórios metrológicos não fazem experiências com esse bichinhos, de modo que não tem cabimento que haja um rato ali. Agora é só procurar os sete erros (o rato não conta!).

Solução.

 

1- Erro na Placa do Laboratório de Massa: Sigla escrita com “M” na imagem superior e com “N” na inferior.  Impropriedade:  IPEN é a sigla do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, um Órgão muito importante mas que, obviamente, não se dedica especialmente à metrologia. Muita gente confunde um Instituto com o outro.
2 – Erro no Quadro do Certificado: Na imagem superior está escrito Metrologista e na inferior, Meteorologista. Impropriedade: Os Meteorologistas estudam e fazem previsões sobre o clima, de modo que um laboratório metrológico não teria um certificado desse profissional na parede.
3- Erro no Visor da Balança: O símbolo do “grama” aparece em letra minúscula na imagem superior e em letra maiúscula na inferior. Impropriedade: O símbolo do grama só pode ser escrito com  letra minúscula, de modo que uma balança de precisão jamais deveria apresentar um ” G “, em letra maiúscula, no visor.
4- Erro no Conjunto de Padrões de Massa: Na imagem superior o conjunto é composto por pesos do mesmo tipo, enquanto que na imagem inferior o peso maior é diferente dos demais . Impropriedade: O padrão amarelo da imagem inferior é um antigo peso comercial, uma peça de museu que não poderia figurar nesse conjunto de padrões.
5- Erro nas Pinças: Na imagem superior a pinça próxima à balança é do tipo apropriado para segurar pesos pequenos, enquanto na segunda ilustração a pinça é de um tipo diferente. Impropriedade: A  pinça da imagem inferior jamais poderia estar numa bancada metrológica, pois é usada para sobrancelhas.
6- Erro no Termômetro. Na primeira imagem o termômetro marca 20°C enquanto na segunda marca 40 °C (graus Celsius). Impropriedade: Nos laboratórios metrológicos a temperatura e a umidade são rigidamente controladas. A temperatura padrão, por exemplo, é de 20°C, de modo que o ambiente jamais poderia estar a 40°C.
7- Erro no Relógio. Na imagem superior são 10 h 10 min, enquanto na inferior são 6 h e 10 min. Impropriedade: Os laboratórios do IPEM-SP funcionam das 8 horas às 17 horas, de modo que às 6 h e 10 min (ou  18 h e 10 min) os padrões e pinças estariam devidamente guardados e a balança, desligada… (Tudo bem, esta foi uma pegadinha, nem todo mundo sabe o horário de funcionamento dos laboratórios do IPEM-SP…)
Publicidade

%d blogueiros gostam disto: