Horóscopo Metrológico

horóscopo-barra

Aqui na redação nunca desistimos de perseguir o modelo tradicional do almanaque, aquela antiga publicação que levava ao leitor todo tipo de informação útil e importante, mas que também continha anedotas, contos, poesias, quadrinhos, divulgação científica e até passatempos como palavras cruzadas, charadas, jogos etc. Tudo isso nós temos tentado reproduzir aqui no Almanaque do IPEM-SP, com a devida adaptação para o nosso tema principal… Mas faltava um horóscopo, e almanaque que se preze precisa ter um!

Pois agora já temos! Criamos um horóscopo metrológico! Sim, sabemos que é inadequado e pouco recomendável vincular a metrologia à astrologia. Afinal, a metrologia é uma ciência, enquanto a astrologia é um sistema de crenças. A metrologia pretende a objetividade, enquanto a astrologia prima pela subjetividade. Por outro lado, é inegável que a astrologia é muito mais conhecida e cultuada. Por isso resolvemos pegar carona no apelo “astro pop” da astrologia (perdoem o trocadilho) para divulgar conceitos metrológicos, mas sem qualquer compromisso de referendar (ou criticar) os seus postulados.

ÁRIES – 21 de março à 20 de abril

aries-newÁries – 21 de março à 20 de abril

Áries, do elemento Fogo, é o primeiro signo do zodíaco. Sua principal característica é a INICIATIVA. Áries é o líder que não se desvia dos obstáculos. Força a passagem e cria os seus próprios caminhos. Por isso, no horóscopo metrológico, Áries está associado à grandeza Força, cuja unidade é o Newton, símbolo N, definido como a “Força que comunica à massa de 1 quilograma a aceleração de 1 metro por segundo, por segundo”.

O aríete, antiga máquina de guerra utilizada para derrubar os portões dos castelos sitiados, representa bem o caráter de Áries.

TOURO – 21 de abril à 21 de maio

taurus-newTouro – 21 de abril à 21 de maio

Touro, do elemento Terra, tem como principal característica a capacidade de REALIZAÇÃO. É a personificação da estabilidade e da persistência. Touro realiza seus objetivos à custa do trabalho contínuo e sistemático. Assim, no horóscopo metrológico Touro está associado à grandeza Trabalho, cuja unidade SI é o Joule, símbolo J, definido como “Trabalho realizado por uma força constante de 1 newton que desloca seu ponto de aplicação de 1 metro na sua direção”.

O arado, antiga máquina agrícola utilizada até hoje para trabalhar a terra e torná-la produtiva, representa bem o signo de Touro.

GÊMEOS – 22 de maio à 21 de junho

gemini-newGêmeos – 22 de maio à 21 de junho

Gêmeos, do elemento Ar, tem como principal característica a COMUNICAÇÃO. É representado por dois irmãos idênticos com diferentes personalidades, polos opostos entre os quais há constante troca de energia. No horóscopo metrológico o signo Gêmeos está associado à grandeza Corrente Elétrica, cuja unidade SI é o Ampère, símbolo A, definido como “Corrente elétrica invariável que mantida em dois condutores retilíneos, paralelos, de comprimento infinito, de área de seção transversal desprezível e situados no vácuo a 1 metro de distância um do outro, produz entre esses condutores uma força igual a 2 × 10−7 newton por metro de comprimento desses condutores”.

O magneto, usado desde a antiguidade nas bússolas, é o que melhor representa o caráter de Gêmeos.

CÂNCER – 21 de junho à 23 de julho

cancernvCâncer  – de 21 de junho à 23 de julho

Câncer, do elemento Água, tem na SENSIBILIDADE a sua principal característica, o que o leva a ser protetor e compassivo, e a suportar sobre si as dores alheias assim como suporta a imensa pressão das profundezas do oceano. No horóscopo metrológico Câncer está associado à grandeza Pressão, cuja unidade SI é o Pascal, símbolo Pa, definido como “Pressão exercida por uma força de 1 newton, uniformemente distribuída sobre uma superfície plana de 1m² de área, perpendicular à direção da força”.

A prensa, máquina utilizada desde a antiguidade para extrair azeite e que hoje tem inúmeras aplicações, representa bem o signo de câncer.

LEÃO – 24 de julho à 23 de agosto

leo-newLeão – 24 de julho à 23 de agosto

Leão, do elemento Fogo, tem como característica principal o PODER. E a própria encarnação do vigor e da pujança, e tem a potência e o senso de oportunidade para a conquista. No horóscopo metrológico Leão está associado à grandeza Potência, cuja unidade SI é o Watt, símbolo W, definido como “Potência desenvolvida quando se realiza, de maneira contínua e uniforme, o trabalho de 1 joule em 1 segundo”.

A máquina à vapor, e depois os motores elétricos e à combustão interna, representam bem o signo de Leão.

 VIRGEM – 24 de agosto à  23 de setembro

virgo-new

Virgem – 24 de agosto à  23 de setembro

Virgem, do elemento Terra, caracteriza-se pela PRATICIDADE. Sua meticulosidade e perfeccionismo lhe conferem habilidade para organizar e quantificar os elementos que compõem a matéria. No horóscopo metrológico o signo está associado à grandeza Quantidade de Matéria, cuja unidade SI é o Mol, símbolo mol, definido como “Quantidade de matéria de um sistema que contém tantas entidades elementares quantos são os átomos contidos em 0,012 quilograma de carbono 12”. O signo de Virgem também está associado a todos os aspectos que envolvem Qualidade e Avaliação da Conformidade.

O tear, antiga máquina de tecer que mais tarde deu origem aos computadores, representa bem a caráter de Virgem.

 LIBRA – 24 de setembro à  23 de outubro

libra-new

Libra – 24 de setembro à  23 de outubro

Libra, do elemento Ar, caracteriza-se pelo EQUILÍBRIO. Representa a ponderação, a comparação e o próprio processo de medir. Representa também a justa medida e, por extensão, a aplicação da justiça. No horóscopo metrológico o signo de Libra está associado à grandeza Massa, cuja unidade SI é o Quilograma, símbolo kg, definido como a “Massa do protótipo internacional do quilograma “. Essa definição está prestes a ser substituída por um conceito fundamental da física baseado na constante de Planck. Libra também é associada à proteção ao cidadão nas suas relações de consumo.

A alavanca, máquina primordial presente na balança e em inúmeras ferramentas, representa bem o caráter de Libra.

ESCORPIÃO – 24 de outubro à  22 de novembro

scorpius-new

Escorpião – 24 de outubro à 22 de novembro

Escorpião, do elemento Água, tem como principal característica a TRANSFORMAÇÃO. Resistente, emotivo e adaptável, Escorpião é hábil em lidar com situações e ambientes extremos, e suporta grandes amplitudes térmicas. No horóscopo metrológico o signo de Escorpião está associado à grandeza Temperatura Termodinâmica, cuja unidade SI é o Kelvin, símbolo K, definido como a “Fração 1/273,16 da temperatura termodinâmica do ponto tríplice da água”. Também lhe é associada a grandeza “Temperatura Celsius”, cuja unidade SI é o grau Celsius, símbolo °C.

A forja, antiga máquina utilizada para transformar e modelar o ferro mediante calor, representa bem o caráter de Escorpião.

SAGITÁRIO –  23 de novembro à 21 de dezembro

sagitarius-new Sagitário – 23 de novembro à 21 de dezembro

Sagitário, do elemento Fogo, tem como principal característica a EXPANSÃO. É representado por um centauro arqueiro sempre propenso à aventura, às descobertas, às conquistas e às viagens. Enxerga longe e cobre grandes distâncias, quer viajando, quer lançando suas flechas. No horóscopo metrológico o signo de Sagitário está associado à grandeza Comprimento, cuja unidade SI é o Metro, símbolo m, definido como o “Comprimento do trajeto percorrido pela luz no vácuo, durante um intervalo de tempo de 1/299 792 458 de segundo”.

A roda, máquina primordial responsável pela revolução na tecnologia e nos transportes, representa bem o caráter de Sagitário.

CAPRICÓRNIO –  22 de dezembro à 20 de janeiro

capricornius-new

Capricórnio – de 22 de dezembro à 20 de janeiro

Capricórnio, do elemento Terra, tem como principal característica a DISCIPLINA, associada às virtudes da objetividade, racionalidade e paciência. Assim, Capricórnio sabe como organizar cronologicamente as coisas ao seu redor e se orienta pela máxima “o tempo é o senhor da razão”. No horóscopo metrológico o signo de Capricórnio está associado à grandeza Tempo, cuja unidade SI é o segundo, símbolo s, definido como a “Duração de 9 192 631 770 períodos da radiação correspondente à transição entre os dois níveis hiperfinos do estado fundamental do átomo de césio 133.

A ampulheta, antigo instrumento de avaliar a passagem do tempo, representa bem o signo de Capricórnio.

 

AQUÁRIO – 21 de janeiro à 19 de fevereiro

aquarius-new Aquário –  21 de janeiro à 19 de fevereiro

Aquário, do elemento Ar, tem como principal característica a IMAGINAÇÃO. É fluído, tolerante e lógico. Aquário é o personagem que transporta o vaso de água, fonte da vida e base para a construção do futuro. No horóscopo metrológico o signo de Aquário está associado à grandeza Volume, cuja unidade SI é o Metro Cúbico, símbolo m³, definido como o “Volume de um cubo cuja aresta tem 1 metro de comprimento”. Também lhe é associada diretamente a unidade Litro, símbolo L (maiúsculo ou minúsculo), em uso com o SI.

O vaso, utensílio primordial que está na origem de incontáveis dispositivos, representa bem o caráter de Aquário.

 

PEIXES – 20 de fevereiro à 20 de março

piscis-newPeixes – 20 de fevereiro à 20 de março

Peixes, do elemento Água, tem como característica principal o IDEALISMO. É prestativo, sensível e emocional. Por ser o último signo do zodíaco é considerado o mais espiritualizado, mais próximo da iluminação. No horóscopo metrológico o signo de Peixes está associado à grandeza Intensidade Luminosa, cuja unidade SI é a Candela, símbolo cd, definida como a “Intensidade luminosa, numa direção dada, de uma fonte que emite uma radiação monocromática de frequência 540 x 1012 hertz e cuja intensidade energética naquela direção é 1/683 watt por esterradiano “.
A vela, utilizada desde a antiguidade até hoje para iluminação e para a devoção, representa bem o caráter de Peixes.

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: