– IPEM-SP – O que é e o que faz

logo-ipem-novo

O  IPEM-SP – Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo é autarquia estadual vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo.

As atribuições do IPEM-SP, no que diz respeito à metrologia legal e à qualidade legal, são delegadas pelo  Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. O Inmetro é a autarquia federal responsável pela execução das políticas metrológicas (legislação sobre medições, unidades de medir, etc.) e normas obrigatórias sobre qualidade de produtos e serviços em todo o País.

O IPEM-SP faz parte do sistema de defesa ao consumidor e é entidade fundamental na proteção dos direitos dos cidadãos nas suas relações de consumo.

O que o IPEM-SP faz?

O IPEM-SP verifica e  fiscaliza:

• Instrumentos de medição e medidas materializadas (quando utilizados nas transações comerciais ou que envolvam saúde e segurança);
• Produtos pré-medidos (produtos cujas quantidades são determinadas sem a presença do consumidor );
• Produtos têxteis (no que se refere às inscrições obrigatórias constantes das etiquetas têxteis);
• Produtos sujeitos à certificação obrigatória (no que se refere ao uso da marca de conformidade do Inmetro);
• Calibrações e inspeções de instrumentos e sistemas de medição.

Explicando melhor:

Nos instrumentos de medição como balanças, bombas de combustível, taxímetros, medidores de pressão arterial, termômetros clínicos, bafômetros e muitos outros, o IPEM-SP verifica se estão medindo corretamente e respeitam a regulamentação metrológica do Inmetro. Caso o instrumento esteja irregular o responsável pelo seu uso é autuado e obrigado a corrigir as irregularidades apresentadas. Os instrumentos são verificados pelos Especialistas em Metrologia e Qualidade do IPEM-SP tanto no fabricante, antes de serem colocados à venda (verificação inicial) quanto periodicamente naqueles já em uso no comércio (verificação subsequente) nos 645 municípios do Estado de São Paulo. Bom, não é?

Verificação de balança em estabelecimento comercial

Os  produtos pré-medidos são aqueles cuja quantidade é determinada sem que o consumidor acompanhe o processo de medição. Quase todos os produtos comercializados em embalagens são desse tipo. Arroz, feijão, óleo, leite, papel higiênico, fio dental, caderno, compotas, bebidas, enfim, a lista é enorme. Como dá para perceber, os produtos pré-medidos estão presentes em todas as categorias, desde produtos auto-motivos até comida para bebê.  Os Especialistas em Metrologia e Qualidade do IPEM-SP  coletam amostras desses produtos para análise nos laboratórios a fim de verificar se a quantidade contida na embalagem corresponde, mesmo, àquela declarada no rótulo do produto. Os fabricantes e importadores responsáveis pelas irregularidades são autuados e os produtos irregulares são retirados de comercialização.

premedidos

Produtos pré-medidos

Nos produtos têxteis o IPEM-SP fiscaliza se a etiqueta (que é obrigatória) apresenta todas as informações exigidas pelos regulamentos do Inmetro. Assim, os Especialistas em Metrologia e Qualidade do IPEM-SP observam se a roupa tem a etiqueta que informa a composição têxtil, os procedimentos para lavagem e conservação e a identificação do fabricante. Caso haja suspeita com relação à composição têxtil do produto, este é coletado e enviado para análise. Também nesse caso os responsáveis pelas  irregularidades (tanto comerciantes como fabricantes)  são autuados e os produtos irregulares são retirados de comercialização.

Etiqueta Têxtil

Nos produtos de Certificação Obrigatória os Especialistas em Metrologia e Qualidade do IPEM-SP observam a presença da marca de conformidade do Inmetro. A Marca de Conformidade significa que o produto respeita as normas de fabricação obrigatórias regulamentadas pelo Inmetro. São muitos os produtos que devem respeitar essa exigência, principalmente aqueles cuja fabricação inadequada podem comprometer a saúde, a segurança e o meio ambiente. Camisinhas, mamadeiras, brinquedos, material elétrico, pneus, chupetas, cadeiras, entre muitos outros,  são exemplos desses produtos.

Selo de Certificação da Conformidade em brinquedo

As calibrações e inspeções geralmente são realizadas a pedido do interessado. Abrangem instrumentos de medir, medidas materializadas, sistemas de medição, equipamentos, instalações e produtos onde seja necessário determinar com precisão os valores das grandezas físicas envolvidas (medidas). Parte desse trabalho é realizado nos laboratórios metrológicos do IPEM-SP na Capital e abrangem desde a calibração de padrões de massa (pesos de precisão) até medidores de energia elétrica, hidrômetros e manômetros, entre outros. Também são calibrados  instrumentos instalados nas dependências do usuário, como balanças dinâmicas de grande capacidade, medidores de vazão, arqueação de silos e tanques em portos, indústrias, rodovias, refinarias  etc.  Os laboratórios de massa e pressão do IPEM-SP são credenciados à RBC – Rede Brasileira de Calibração.

calibraçao

calibração de padrões de massa (pesos de precisão)

Para cumprir sua missão, o IPEM-SP dispõe de:

Sede Administrativa;  18 Delegacias de Ação Regional, sendo 4 na Capital e 14 no interior do Estado;  14 laboratórios para verificação de produtos pré-medidos; Um Centro Tecnológico bem aparelhado, com laboratórios metrológicos; mais de cem equipes de fiscalização e uma estrutura organizacional enxuta.

Para obter maiores informações, acesse nosso site aqui.

Para denúncias, dúvidas e informações, fale com a nossa Ouvidoria. O telefone é 0800 0130522.

O MASCOTE DO IPEM-SP

Esse simpático robô é o mascote do IPEM-SP. Sua criação foi inspirada na principal atribuição do Instituto: A proteção ao cidadão nas relações de consumo que envolvem metrologia legal e avaliação obrigatória da conformidade de produtos.

O mascote do IPEM-SP representa a precisão tecnológica humanizada.  Sua missão é zelar para que os instrumentos de medir sempre apresentem medições corretas, e os produtos oferecidos aos cidadãos  sejam fabricados de acordo com as normas de qualidade obrigatórias.

30 Respostas to “– IPEM-SP – O que é e o que faz”

  1. Matheus silva Says:

    É necessario ter a descriçao do produto na etiqueta ex ” pao frances” ou pode ter apenas peso,
    data e preço?

    • Montini Says:

      Caro Matheus
      A Portaria Inmetro n° 146/2006 (veja link no post) não faz menção ao uso de etiqueta, pois considera que o consumidor estará acompanhando a pesagem. Por isso, exige que haja uma cartaz no ponto de venda, bem visível ao consumidor, com o nome do produto (pão francês ou de sal) e o preço por quilograma com caracteres de, no mínimo, 5 cm de altura. Exige também que a balança onde o pão for pesado esteja à vista do consumidor e informe claramente, no visor, o peso do produto e valor a pagar. Se, contudo, o sistema emitir etiqueta adesiva, esta deverá reproduzir essas informações com fidelidade.

  2. carlos roberto da silva Says:

    boa tarde senhores solicito uma ajuda estou com dificuldades para saber uma informacao de forma que me recorro a vossa superior habilidade e qi tenho um tanque em formato eliptico com medidas 1.o alt2.21 larg e4.75 de comprimento gostaria de nele fazer marcaçoes de nivel na quantidade de 1000 lts cada me vi num dilema fiz dez marcaçoes mas elas nao coincidem estou meio perdido este tanque e usado na horizontal poderiam me ajudar??

    • Montini Says:

      Prezado Carlos,
      A determinação do volume de tanques pelo método geométrico não é recomendável, pois estes não são construídos com precisão geométrica. Se você necessita medições confiáveis, deve fazer a calibração do tanque com medidas padrão de volume. A respeito, consulte o laboratório de volume do IPEM-SP pelo e-mail volume@ipem.sp.gov.br e solicite informações. Confirmando as medidas (internas): H= 1,00 m; L= 2,21 m e C= 4,75 m. Esses cálculos são complexos. Recorri ao site Webcalc (http://www.webcalc.com.br/frame.asp?pag=http://www.webcalc.com.br/engenharia/eliptico_horiz.html). Em um tanque elíptico horizontal as marcações de nível seriam: 1.000 L em 0,177 m; 2.000 L em 0,288 m; 3.000 L em 0,387 m; 4.000 L em 0,482 m; 5.000 L em 0,575 m; 6.000 L em 0,672; 7.000 L em 0,777 e 8.000 L em 0,907 m. Volume total: 8.394 Litros. Repito, entretanto, que essas medidas incorporam incertezas desconhecidas.

  3. josiane de nazare pantoja Says:

    trabalho em uma revendedora da ultragaz, para aqueles carros de revenda ( estrada ) que fazem as vendas nas ruas é obrigatorio o selo do IPEM

  4. Teresa Says:

    Boa tarde, tenho uma confecção de roupa e recebi uma notificação sobre uma peça q estava sendo vendida na arara de defeito mas por ser peça piloto escapou e ficou sem etiqueta de composicao. Perguntei ao fiscal se essa notificação era de multa e ele disse que dependeria da defesa. Não sei como devo proceder. Já retirei a peça da loja. Tem como ter alguma defesa para não receber a multa? Pois tenho vários produtos na loja e todos estavam em acordo com ipem. Só 1 peça entre pelo menos 100 na arara….Obrigada

    • Montini Says:

      Cara Tereza,
      Sim, se a sua empresa sofreu autuação você pode apresentar defesa no prazo estipulado. Por favor, ligue para um dos telefones a seguir, relate o seu caso e peça esclarecimentos aos atendentes: (11) 3581-2195; 3581-2196; 3581-2197.

  5. José Renato Calixto de Oliveira Junior Says:

    O que preciso para que minha empresa de manutenção de balanças seja certificada pelo IPEM-SP ?

  6. Ricardo Carvalho Says:

    Existe um período (intervalo) entre uma fiscalização e outra? Exemplo: recebi os fiscais em 11/15. Depois, em 04/16 retornaram pra ver os mesmos instrumentos!!

    • Montini Says:

      Caro Ricardo,
      A verificação metrológica dos instrumentos é feita pelo menos uma vez ao ano. Naturalmente, os fiscais não costumam comparecer sempre no mesmo mês de cada ano, senão perde-se o efeito surpresa… Além disso, nada impede que os instrumentos sejam verificados mais de uma vez no mesmo ano. Isso de fato acontece, sobretudo para atender denúncia de consumidor, ou quando são encontradas irregularidades nos instrumentos, pois a fiscalização precisa retornar para verificar se essas irregularidades foram sanadas.

  7. Cáa Ferreira Says:

    Bom dia

    Gostaria de saber se MEI (Microempreendedor Individual) poderia se credenciar junto ao IPEM para manutenção e conserto em taxímetro?

  8. MARCOS Says:

    COMIDA DE ROTISSERIE EMBALADA E PESADA É PRE MEDIDO ? QUE TIPO DE INFORMAÇÕES ELA PRECISA ? INFORMAÇÃO NUTRICIONAL ? MARCOS ORTIZ

    • Montini Says:

      Caro Marcos,
      Se a comida estava previamente embalada e etiquetada com a indicação de peso líquido, preço por quilograma e preço final, então é produto pré-medido. Caso contrário, se a comida foi pesada na sua presença, não é produto pré-medido. O controle sobre as informações nutricionais é exercido pelos órgãos de saúde pública.

  9. André Augusto Says:

    Olá. Eu e meu pai estamos desenvolvendo um aparelho que faz a correção da energia reativa e com isso conseguimos atingir 20% de economia de energia nos nossos testes. Por aqui está tudo ok e ja notamos diferenças na conta de luz. Meu comentário é: o IPEM pode analisar nosso equipamento em laboratório a fim de atestar este 20% de economia? Este equipamento, sendo elétrico, pode se enquadrar no item de “produtos pré-medidos”? Gostaríamos de comercializar este equipamento e precisamos de um laudo técnico.

    Obrigado pela atenção.

    • Montini Says:

      Caro André,
      Produto pré-medido é aquele cuja quantidade é determinada sem que o consumidor acompanhe a medição. Um pacote de café de 500 gramas, por exemplo, é um produto pré-medido. Em sendo assim, o dispositivo desenvolvido pela sua empresa não se enquadra nessa categoria. Quanto ao laudo técnico, enviarei para o seu e-mail os contatos do Departamento de Metrologia Científica e Industrial do IPEM-SP, para que você possa consultá-los diretamente.

  10. Wellington Says:

    Gostaria de saber sou meu micro empreendedor individual sou insento de taxas e tributos, mesmo assim sou obrigado a pagar a taxa de fiscalização?

    • Montini Says:

      Caro Wellington,
      Você não informa a sua atividade, e o IPEM-SP fiscaliza uma grande variedade de produtos e serviços. De todo modo, mesmo o empreendedor individual ou profissional liberal que utiliza instrumento de medição sujeito à metrologia legal (como um taxista, por exemplo) deve submeter esse instrumento à verificação metrológica prevista na legislação. A taxa metrológica correspondente é cobrada a título de remuneração pela prestação do serviço de verificação técnica e deve, portanto, ser recolhida.

  11. giuliano moreira Says:

    porque reccebi cobrança do ipem sendo que deixei de funcionar meu comercio desde 2011?

    • Montini Says:

      Caro Giuliano,
      Se há alguma irregularidade com relação à cobrança de taxa metrológica, por favor, entre em contato com o Departamento de Metrologia Legal e Fiscalização do IPEM-SP pelos telefones (11) 3581.2148; 3581.2149 ou 3581.2136. Se preferir, ligue para a nossa Ouvidoria e relate o seu caso. O telefone é 0800.013.05.22.

  12. Percy W. De la Cruz / Hidroplus Says:

    Prezados Senhores,
    Eu quero saber se este produto requer verificação,
    Poupador de água
    https://sites.google.com/site/hidroplusplanet/noticias
    Obrigado

    • ipemsp Says:

      Caro Percy
      Não há exigência de certificação compulsória para o produto. O Inmetro exige certificação apenas para “aparelho para melhoria da qualidade da água para consumo humano” e “bebedores elétricos”, o que não parece ser o caso. Para produtos similares recomendo pesquisa no site do Inmetro: http://www.inmetro.gov.br

  13. Rafaela Says:

    Realmente você esta certa, essas empresas são ótimas.
    Me ajudaram diversas vezes.

  14. Daniele Says:

    O Inmetro, o IPT e o Ipem são tipos de empresas que ajudam na segurança das pessoas, para que elas tenham uma vida melhor e saudável.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: