Metrologia e Meteorologia: O Barômetro

by

No último post falamos sobre o higrômetro, instrumento que mede a umidade do ar. Agora, só para continuar no mesmo assunto, nós vamos falar do barômetro, aquele aparelho que mede a pressão atmosférica.

O barômetro foi inventado por Evangelista Torricelli em 1.643! Para compreender o seu funcionamento é bom recordar que pressão atmosférica é a força que a camada de ar que envolve a Terra exerce sobre uma superfície. Embora muito leve, o ar tem massa, ou seja, ar pesa! Por isso a pressão ao nível do mar é maior do que no topo de uma alta montanha.

O experimento de Torricelli, que deu origem ao barômetro de mercúrio, é bastante simples. Ele pegou um tubo de vidro bem estreito (capilar) com 1000 milímetros de comprimento (um metro), fechado numa das extremidades. Colocou mercúrio (HG) no tubo e o emborcou  dentro de uma cuba que também continha mercúrio. Resultado, o mercúrio contido no tubo escorreu para a cuba e parou na marca de 760 mm.

O barômetro de mercúrio continua em uso, pois embora não seja prático é muito preciso. Já o barômetro aneróide funciona mediante a pressão exercida numa câmara metálica. É menos preciso, mas é portátil e, por isso, é usado nos aviões para medir a altitude (nesse caso é chamado de altímetro).

Utiliza-se o barômetro para estudar o clima, inclusive previsão do tempo climático. Sim, a gente sabe que a previsão do tempo não inspira muita confiança. O barômetro ajuda bastante, pois quando a pressão atmosférica cai, existe uma boa chance de chover, nevar ou cair uma tempestade. Na verdade, prever o tempo é uma coisa muito complicada, não basta conhecer a pressão atmosférica. São necessários muitos outros parâmetros, como temperatura, nebulosidade, velocidade e direção dos ventos etc. A vida dos nossos quase homônimos, os meteorologistas, não é nada fácil.

Embora possamos medir a pressão atmosférica em milímetros de mercúrio, como fez  Torricelli, ou em milibares, atmosferas etc. os meteorologistas, a exemplo dos metrologistas, utilizam o pascal, pois esta unidade de medir é adotada pelo SI. Assim, 760mmHG equivalem a uma atmosfera, 1013,25 milibares ou, mais propriamente, 101.325 pascais.

Anúncios

Tags: ,

2 Respostas to “Metrologia e Meteorologia: O Barômetro”

  1. Antonio Francisco F. de Castilho F. Says:

    Bem interessante!!! Relembrei conceitos do colegial…
    Obrigado!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: