Botijão de Gás : Passamos de mil comentários!! Veja alguns temas!

by
Família de Botijões de GLP - Gás Liquefeito de Petróleo

Família de Botijões de GLP – Gás Liquefeito de Petróleo

Desde a criação do Almanaque temos procurado responder às mais variadas perguntas sobre Gás Liquefeito de Petróleo, o famoso gás de botijão, ou de cozinha. Embora os posts sobre o assunto tenham como objetivo esclarecer as dúvidas mais corriqueiras do consumidor, muita gente aproveita para perguntar sobre aspectos mais complexos como instalações em condomínios, características técnicas do GLP e dos botijões, legislação e até mesmo sobre algumas perigosas adaptações e “gambiarras”. Vejas os posts na página sobre Botijão de Gás aqui do Almanaque.

Por conta disso, e para comemorar os mais de mil comentários já postados, vamos abordar aqui, ao longo das próximas semanas, algumas dessas questões menos comuns, mas não menos relevantes.

1- GLP: Gás que a Lei Proíbe…

A Lei Federal n° 8.176/91 proíbe o uso de GLP em motores de qualquer espécie, saunas, caldeiras e aquecimento de piscinas, ou para fins automotivos (crime contra a ordem econômica e pena de detenção de um a cinco anos!!). Então, quem pretendia fazer aquela famosa gambiarra de instalar um botijão de gás no carro, é melhor desistir. Além de perigosíssimo, dá cadeia!

A Lei Estadual nº 9.494/97 proíbe o uso, no Estado de São Paulo, do botijão de GLP de 13 kg (P-13) que não seja para fins domésticos. Isso quer dizer que é proibido usar o P-13 para fins comerciais, ou seja, em oficinas (solda), em restaurantes, padarias, pizzarias, churrasqueiras de frango, barracas e veículos de comida de rua… Enfim, você entendeu. Os demais botijões (P-2, P-5, P-8, P-45) podem ser usados para fins comerciais.

2- As impressionantes questões da pressão.

Dentro dos botijões o gás é mantido em estado líquido sob pressão, entre 4 kgf/cm² a 7 kgf/cm² (ou 392 kPa a 686 kPa em unidades SI). A pressão interna nos botijões é a mesma, não importa a capacidade. No P-13, P-8 e P-5 o regulador de pressão (conhecido popularmente como “click” ou “registro”) reduz essa pressão toda em até 250 vezes (até cerca de 2,8 kPa) para uso nos fogões domésticos de baixa pressão.

Enquanto os botijões de 5 kg, 8 kg e 13 kg são projetados para operar com equipamentos a gás de baixa pressão (fogões, fornos, churrasqueiras, etc.), o botijão de 2 kg (P-2) é projetado para uso em fogareiros e lampiões de alta pressão, em geral acoplados diretamente sobre a válvula do botijão. Então, nada de usar o P-2 num fogão de baixa pressão (a rosca da válvula do P-2 é incompatível com a rosca do regulador de pressão) e nem usar o P-5, P-8 ou P-13 com fogareiros e lampiões de alta pressão.  Para fogões e fornos industriais de alta pressão, use o P-45, aquele cilindro que contém 45 kg de GLP.

3- Botijão congelado é uma fria, e também é uma questão de geometria!

Às vezes acontece: O botijão começa a esfriar, “transpirar” e, em alguns casos, surge uma camada de gelo sobre a superfície que congela o sistema e acaba interrompendo o fornecimento do GLP.  Esse fenômeno intrigante tem uma explicação muito simples: Consumo muito rápido de gás. E é aqui que a geometria entra! Veja só:

Dentro do botijão o GLP permanece na fase líquida, submetido a grande pressão. Para ser consumido o produto precisa voltar à fase gasosa e, para isso, é necessário que ele receba calor do ambiente através da parede do botijão. Quanto maior for a superfície relativa (área da parede em relação ao volume) do botijão, maior a capacidade de receber calor do ambiente. Assim, um botijão P-45 consegue vaporizar cerca de 1 kg/h, enquanto o botijão P-13 vaporiza cerca de 600 g/h, o botijão P-8 uns 500 g/h e um P-5 gaseifica 400 g/h.

Por isso, quando o consumo ultrapassa a capacidade de vaporização do botijão, o processo de despressurização do GLP passa a exigir mais calor do que o botijão consegue trocar com o ambiente. Como consequência, a superfície do botijão esfria e passa a condensar o vapor d’agua presente no ar, dando a impressão de que o botijão está transpirando. Aí, se o consumo continuar elevado as gotículas de água podem congelar, o que provoca a formação de gelo e a interrupção do fornecimento de gás por falta de energia (calor) para a vaporização.

Se isso acontecer basta fechar todos os registros (do fogão, forno, churrasqueira, etc.) e aguardar o descongelamento natural do botijão. Dias muito frios favorecem a ocorrência desse fenômeno. Porém, quando o congelamento ocorre com frequência, é sinal de que o sistema de alimentação de GLP está subdimensionado e talvez exija a substituição do regulador de pressão ou o acréscimo de mais botijões.

Tags: , , ,

174 Respostas to “Botijão de Gás : Passamos de mil comentários!! Veja alguns temas!”

  1. Alex Freitas Says:

    Bom dia.
    Comprei um forno industrial para assar pizzas pequeno. no manual diz que pode ser utilizado com botijão 13kg. as especificações para instalação dele é 1 regulador de pressão de gás com 2,8 kPa (válvula do botijão de 5kg/h ou 7kg/h e 1 mangueira pvc marcada com tarja amarela. Minha dúvida é ele atenderia no botijão de 13kg. outra dúvida o 5kg e 7kg são o consumo real por hora de gás?

    • Montini Says:

      Prezado Alex,
      Se o fabricante informa que o forno trabalha com baixa pressão (2,8 kPa), então foi concebido para utilizar P13. A indicação de que o regulador de pressão tenha vazão de 5 kg/h ou 7kg/h não significa, necessariamente, que seja este o consumo do forno. Veja, um botijão de GLP de 13 kg fornece 600 gramas de GLP por hora, em média. É pouco provável que o seu forno necessite de 10 botijões em bateria o que, aliás, nem seria recomendável, dado que P13 não foi concebido para ser utilizado em bateria. Ao que parece, o fabricante está superdimensionando a especificação do regulador. Um botijão P13 utiliza, em geral, regulador de pressão de 1 kg/ ou 2 kg/h, não adianta colocar regulador com maior vazão porque o botijão só vaporiza, em média, os 600 gramas já citados. Recomendo entrar em contato com o fabricante e perguntar qual o consumo do forno em quilogramas e que eles expliquem a razão de especificar reguladores de alta vazão.

  2. Isy Says:

    Boa noite!
    Comprei um fogareiro de duas bocas de alta pressão, daqueles com mangueir a preta. Gostaria de saber se posso usar o butijao P13. Sei que não é o mais indicado, conforme li em alguns comentários aqui no site. Mas seria possível? Há algum risco?

    • Montini Says:

      Veja, Isy, o botijão P13 não foi concebido para ser utilizado em fogões de alta pressão. Mesmo a válvula de acoplamento dispõe de rosca que não serve em fogões de alta pressão. Botijões de gás são bastante seguros, o risco está no modo como ele é utilizado. Você teria que utilizar um adaptador de rosca, mangueira para alta pressão e manter o botijão distante do fogareiro. Além disso, se você pretende transportar o botijão (para acampamento, por exemplo) não deve utilizar P-13, pois o seu transporte é regulado por lei e deve ser feito segundo normas rígidas de segurança.

  3. Robson ferreira Says:

    Eu posso utilizar 2 botijas de 13 kg no forno 60×80,9595 ?
    Consumo de 300 gm hora?

    • Montini Says:

      Caro Robson,
      Desculpe a demora em responder. Veja, um botijão P-13 fornece, em condições normais, cerca de 600 gramas de gás por hora. Se o forno consome 300 g/h então um botijão P-13 será suficiente.

  4. Klayton Luz Says:

    Olá, gostaria de por favor sanar uma duvida.
    Tenho um fogão de duas bocas com as seguintes informações impressas em sua lateral: Esmaltec SA, Pantanal, Modelo 2010 BG, Pressão 2,8 kPa, Potência 3,2 kW, Classe I, Categoria III, Gás GLP.

    Gostaria de saber se é correto ele ser ligado em um botijão de gás P13 utilizando um regulador de pressão de 2,8kPa, 2kg/h?

    Obs 1: Fiquei com esta dúvida porque existe nele esta informação – Potencia 3,2kw – que não sei o que significa.
    Obs 2: O fogão não é elétrico

    Obrigado
    Klayton

    • Montini Says:

      Prezado Klayton,
      Embora estejamos habituados a relacionar o kW (quilowatt) à potência elétrica, o conceito de potência é bem mais amplo. No caso, diz respeito ao consumo de energia proporcionada pela queima de 234 gramas de GLP por hora, que equivalem a 3,7 kW. Ou seja, é o mesmo consumo médio de um fogão comum, cerca de 120 g/h por boca. Quanto à pressão, 2,8 kPa (quilopascal) é a pressão de trabalho dos fogões de baixa pressão (fogões comuns), de modo que você pode instalar um botijão P-13 com regulador de pressão de 2,8 kPa (regulador comum). A vazão pode ser de 2 kg/h, mas 1 kg/h será mais que suficiente.

  5. Henrique Magalhães Says:

    Olá, vou instalar 2 cooktops, 1 forno e 1 churrasqueira, todos à gás. É possível 1 único P13 alimentar todos eles? Eu teria que colocar mais de 1 regulador de pressão?
    Qual seria a melhor configuração de reguladores e botijões para essa situação, considerando que os os botijões ficarão distantes do local do equipamento em cerca de 5 a 15 metros?

    • Montini Says:

      Caro Henrique,
      Será preciso conhecer o consumo potencial dos aparelhos, que nível de consumo terão e se todos serão utilizados simultaneamente. O P-13 vaporiza cerca de 600 gramas de gás por hora. Fogões comuns, por exemplo, consomem 120 g/h por boca e 250 g/h no forno. A churrasqueira, 500 g/h. A distância do botijão é irrelevante. Para um único P-13, regulador de 1 kg/h ou 2 kg/h é suficiente. Ou seja, se não forem utilizados simultaneamente, um P-13 dá conta. Se todos forem, complica, e talvez seja preciso instalar P-45. Faça os cálculos de consumo estimado antes de decidir pela instalação.

  6. igorfotografia Says:

    Ola tudo bem?
    Poderia por gentileza me ajudar?
    Construi um forno de pizza napolitana
    Dentro dele tenho um queimador de gas com praticamente 60cm de comprimento!
    Este forno atinge a temperatura de 450 graus mas para isso leva 1 hora!
    Hoje o bico injetor tem 1.2mm e o regulador 2kg/h.
    O botijão que uso é o P13, mas tb poderia ser até um P5

    Existe como eu melhorar a performance dele sem passá-lo para alta pressao?

    Deixa-lo mais forte mas ainda em baixa pressão?
    Talvez trocando o regulador ou mangueira ou bico injetor?
    A chama esta azulzinha mas queria que fosse um pouco mais forte! Qual medida posso adotar para melhorá-lo?
    Muito obrigado
    Grande abraço

    • Montini Says:

      Bem, Igor, não há maneira de você obter maior pressão com reguladores comuns. Em primeiro lugar, se você está no Estado de São Paulo, o uso de P-13 é proibido para atividade comercial. Em segundo lugar, P-13 foi concebido para uso com equipamentos de baixa pressão. Não há reguladores intermediários no mercado. Talvez você consiga alguma empresa que desenvolva projeto específico, mas dificilmente será uma instalação de baixa pressão. É mais provável que você tenha que alimentar o seu forno com um ou mais cilindros P-45. Avaliar o consumo é importante, pois se você subdimensionar a alimentação, corre o risco dos botijões congelarem. Boa sorte!

  7. igorfotografia Says:

    Olá tudo bem?
    Lendo seus comentários vi mais algumas informações do tipo que alta pressão esta entre 400 a 700kpa e baixa pressao 2.98 kpa.
    Se eu quiser um pouco mais de desempenho, nao existe um regulador que possibilite por exemplo 6kpa???
    Pq pelo que entendi nao adianta aumentar de 2kg/h para 5kg/h se o botijao so fornece 600gr/h esta certo?
    E se isto esta correto pq existem os de 2kg/h??
    Muito obrigado

    • Montini Says:

      Caro Igor.
      Fogões de baixa pressão operam com cerca de 2,8 kPa. É padrão. A alimentação com um único botijão P-13 (ou menor, como o P-10, P-8, P-7 ou P-5) não exige regulador com vazão maior que 1 kg. Ocorre que esses reguladores são utilizados, também, em segundo estágio nas instalações internas de prédios alimentados por baterias de P-45 ou P-90. Ou ainda, por baterias de P-13 (o que não é recomendável, mas existem). Sim, não adianta instalar regulador de vazão maior. Vazão não é pressão. Reguladores que permitem maior pressão são aqueles de primeiro estágio, que reduzem a pressão de mais de 600 kPa da bateria de botijões para cerca de 150 kPa, até chegarem nos reguladores de segundo estágio. Não são utilizados par alimentação direta de equipamentos.

      • igorfotografia Says:

        Ola,
        Poxa, primeiro muito obrigado pelo seu tempo e pela sua resposta!
        Sensacional!!!
        Se voce me permitir uma segunda pergunta…
        Seria perigoso esse regulador de 1 estágio que baixa para 150kpa direto na alimentação??? Nao funcionaria?

        E se eu manter tudo como esta hoje, regulador de 2kg/h e o bico de 1.2mm massss aumentar mais uma fileira de furos no queimador? Isto funcionaria? Aumentaria o calor dentro do forno?
        Muito obrigado e grande abraço

        Ps. Existe uma forma de medir quanto gasto de gas por hora? Seria pesando o botijão?

      • Montini Says:

        Caro Igor,
        1- Não recomendo. Não há nenhuma vantagem em instalar esse regulador, pois seria necessário desenvolver queimadores específicos para essa pressão.
        2- A temperatura aumenta em função da quantidade de gás introduzida no sistema. Em um forno de fogão comum, por exemplo, a temperatura é controlada por uma válvula (o “botão” do forno) que permite aumentar ou diminuir a vazão de gás para os queimadores. Ou seja, a vazão potencial do botijão, a vazão do regulador (no caso de baixa de pressão), a válvula de regulagem, os queimadores e demais componentes são considerados em conjunto. Embora não pareça, um sistema desses é um projeto de engenharia.
        3- Pesar o botijão é a única maneira segura de saber quanto gás foi, de fato, consumido.
        4- Recomendo cautela com as adaptações.

  8. Matheus Says:

    Boa tarde, Possuo uma churrasqueira à gás e comprei o kit de instalação para botijão de 13kg, posso utilizar um botijão de 5kg no mesmo kit ou terei algum problema?

    • Montini Says:

      Caro Matheus,
      Sim, você pode utilizar o mesmo kit (mangueira e regulador de pressão) tanto no botijão de 13 kg quanto no botijão de 5 kg (e também nos menos comuns botijões de 10 kg, 8 kg e 7 kg). As exceções ficam por conta do botijão de 2 kg, que opera a alta pressão e não utiliza regulador, e os cilindros de 45 kg, que exigem kit específico.

  9. eduardo Says:

    boa tarde gostaria de saber se posso utilizar um botijão p2 para um coocktop de 4 bocas

    • Montini Says:

      Caro Eduardo,
      O botijão p-2 foi desenvolvido para uso em lampiões e fogareiros, e não deve ser utilizado em fogões. Ele não é dotado de plugue fusível e a rosca da válvula é incompatível com a rosca do regulador de pressão de gás. Se o problema for espaço, recomendo optar pelo botijão P-5, de 5 kg, cujas características técnicas são as mesmas do P-13.

  10. Rodrigo Gonçalves Says:

    Olá. Eu pretendo comprar um kit de instalação para um P-13 (600g/h). Porém, o regulador de pressão do kit é de 7kg/h mesmo sendo para uso doméstico. Minha pergunta é: Existe algum problema de segurança em usar um regulador com essa capacidade em um fogão doméstico em um P-13 ou o problema seria apenas desperdício de dinheiro? Um regulador de 7kg/h comparado à um de 1kg/h ligado no mesmo sistema ( P-13 e fogão doméstico) disponibilizará os mesmos 600g/h? Pra este sistema, corre risco de o botijão congelar com o 7kg/h sendo que não congela com um regulador usual? O Consumo pode aumentar ou ele apenas tem a capacidade para esta vazão e não que ele vá aumentar o fluxo de gás? Desde já, obrigado.

    • Montini Says:

      Caro Rodrigo,
      Para um fogão comum, de baixa pressão, um regulador de 1 kg/h ou de 2 kg/h é suficiente. O regulador de 7 kg/h não alterará a vazão, pois esta é limitada pela capacidade do botijão em vaporizar gás, e pelo consumo. Ou seja, o regulador de 7 kg/h é superdimensionado para a sua instalação. Além de ser mais caro, ele não é coberto pela certificação Inmetro, que está limitada a reguladores de até 4 kg/h. Recomendo adquirir um kit com regulador e mangueira certificados.

  11. Alexandre Giovani Says:

    Boa tarde, minha duvida é como faço para utilizar um P13 GLP para realizar testes em equipamento que utilizada gas GN? preciso apenas de um regulador de pressão na saida do botijão ou é necessario um regulador de pressão e um de vazão? Lembrando que o consumo não ultrapassa 600g/h.
    Obrigado!!!

    • Montini Says:

      Caro Alexandre,
      A pressão em um botijão de GLP pode chegar a 700 kPa. O regulador reduz essa pressão para cerca de 2,8 kPa, que é a pressão de trabalho dos equipamentos domésticos de baixa pressão (fogão comum, forno, etc.). Esses reguladores mais comuns, para uso doméstico, têm vazão de 1 kg/h ou 2 kg/h. Reguladores de pressão não controlam vazão, esta é determinada pelo modelo do regulador. O GLP e o GN são produtos diferentes. O Poder calorífico do GLP é cerca de 11.100 Kcal/Kg, enquanto o do GN é de 8.800 Kcal/m³. A pressão de trabalho do GN é de 1,96 kPa, enquanto a pressão de trabalho do GLP é 2,74 kPa. Se você pretende utilizar GLP em um equipamento que trabalha com GN, vai precisar fazer a adaptação (conversão) dos queimadores desse equipamento.

  12. Kelly Lourenço Says:

    Boa tarde! Excelentes informações. Me ajudaram muito. Mas ainda estou precisando tirar uma dúvida. Tenho um comércio que envolve papelaria, acessórios informatica e celulares. Gostaria de saber se posso colocar 1 botijão de 5 kg em um fogão de 2 bocas? Desde já agradeço.

    • Montini Says:

      Prezada Kelly,
      Do ponto de vista técnico não há problema em utilizar botijão de 5 kg em um fogão de duas bocas, desde que este seja para baixa pressão. Já com relação à possibilidade de utilizá-lo em uma loja, será necessário informar-se com a prefeitura da sua cidade e com o corpo de bombeiros local.

  13. Anderson Says:

    Boa tarde!
    Temos um fogão tripla chama com 6 bocas, o regulador que está nele é de 2KG/H …..ele apresentou problema e fui comprar outro, porém com o nosso momento atual os lugares fechados achei apenas o regulador de 1KG/H, posso colocar este regulador no fogão ? É seguro?

    • Montini Says:

      Caro Anderson,
      Sim, se o seu botijão de gás for de 13 kg e alimentar apenas o fogão, pode usar o regulador de 1 kg/h sem problemas. Desde que o novo regulador tenha o símbolo do Inmetro, é bastante seguro.

  14. Romualdo Neves Says:

    Bom dia!
    Vamos um comprar um fogão 5 bocas, sendo que uma delas possui “mega chama”. Um técnico sugeriu a compra de um regulador de 2kg/h (para melhor funcionamento da mega chama). Essa informação procede?

    • Montini Says:

      Caro Romualdo,
      Reguladores de pressão para fogões domésticos comuns têm vazão de 1 kg/h (um quilograma por hora), o que é suficiente para alimentar o seu fogão, mesmo com “mega chama” Entretanto, nada impede que você instale um regulador de 2 kg/h de vazão, já que a diferença de preço entre eles é pequena.

  15. Ubiratan Morais Says:

    Comprei um fogão industrial de baixa pressão de 4 bocas(duas delas com queimador duplo) e forno. No manual vem dizendo que no caso dos fogões com mais de 3 bocas o recomendado é registro de 5kg e botijão p45, liguei numa válvula de 2kg e um botijão p13, funcionou. Caso eu troque a válvula de 2kg por uma de 5kg e continue usando o botijão p13 terei alguma melhora no desempenho? Posso usar uma válvula 5kg em um botijão p13? Obrigado.

    • Montini Says:

      Caro Ubiratan,
      Fogões industriais consomem mais gás do que os fogões domésticos. Um botijão P-13 fornece 0,6 kg/h, suficiente para alimentar todos os queimadores de um fogão doméstico simultaneamente, de modo que reguladores de 1 kg/h ou 2 kg/h são os mais adequados. Já os fogões industriais podem exigir cilindros P-45 em bateria, (cada P-45 fornece 1 kg/h), e reguladores de maior vazão. Em resumo, um P-13 com regulador de 2 kg/h de fato funciona, mas se você utilizar todos os queimadores simultaneamente o botijão poderá congelar. Também não há problema em utilizar um regulador de 5 kg/h, mas isso não irá melhorar o desempenho se você usá-lo com um P-13. O ideal é verificar qual o consumo potencial de gás do seu fogão de modo dimensionar corretamente a instalação.

  16. Thiago Antonio Filgueiras Says:

    Bom dia, ótimo artigo. Estou precisando de um auxilio. Possuo um botijão P13 come um regulador de 2k. O problema que moro no terceiro andar e aproximadamente uns 15 metros do botijão. Possuo um fogão de 5 bocas. O regulador hoje não esta me atendendo pois, o fogão no acende.Qual regulador devo usar?

    • Montini Says:

      Caro Thiago,
      Um botijão de gás de 13 kg fornece, em condições ideais de temperatura, cerca de 600 gramas de gás por hora. Assim, um regulador de pressão de 2 kg/h tem vazão muito superior àquela que o botijão consegue fornecer. Ou seja, o problema pode não ser o regulador (a menos que esteja com defeito), mas sim o clima frio. Para que o GLP passe do estado líquido ao gasoso é necessário que haja troca de calor com o ambiente. Em dias frios essa troca é ineficiente, causa perda de pressão e impede que o gás suba 15 metros na vertical. Temo que a mera substituição do regulador por outro de maior vazão não irá resolver o problema, e talvez seja necessário reconfigurar toda a instalação. Recomendo consultar um técnico especializado.

  17. Marciel Says:

    Amigo tenho um motorhome com bujão p13 válvula normal e uso um fogareiro de uma boca com mangueira fina e válvula que engata direto no bujão P2. Cansei de comprar o p2 encontrei uma válvula no ML com duas saídas alta e baixa pressão será que vai prestar se usar isso no p13 uma saída para o motorhome e outra para o fogareiro

    • Montini Says:

      Caro Marciel,
      Tecnicamente é possível fazer a ligação que você propõe. Embora essa seja uma adaptação simples, é preciso cuidado para que eventuais riscos sejam reduzidos. No caso, recomendo que a instalação de alta pressão seja feita com encanamento e mangueiras adequadas (300 psi). Da mesma forma, se a ligação de baixa pressão for muito extensa (mais que 1,2 metros), também será necessário utilizar encanamento ou mangueiras para alta pressão.

  18. roberto yamachita Says:

    estou adquirindo um forno esteira com consumo de 700 gramas por hora, pretendo trabalhar com 3 p 13, usando todos ao mesmo tempo, qual regulador de pressão devo usar.

    • Montini Says:

      Caro Roberto,
      Em primeiro lugar verifique se o forno opera com alta pressão ou baixa pressão. Equipamentos alimentados com GLP a alta pressão (entre 400 kPa a 700 kPa) não usam regulador, a ligação é feita diretamente no botijão. Já os equipamento que operam com GLP a baixa pressão (2,8 kPa) necessitam de regulador de pressão (do mesmo tipo dos usados nos fogões domésticos) e, nesse caso, o modelo é determinado pela vazão. Se você for utilizar um regulador para cada botijão, de modo que a interligação seja feita apenas após a redução de pressão, então cada um desses reguladores poderá ter vazão de 1 kg/h (o tipo mais comum de regulador). Entretanto, se um único regulador for instalado após a interligação dos botijões, é recomendável utilizar um modelo com vazão de, pelo menos, 2 kg/h. Recomendo que a instalação seja feita por profissional qualificado.

  19. Carlos Steil Says:

    Posso usar um botijão de 8kg num fogão de camping de duas bocas?

    • Montini Says:

      Prezado Carlos,
      Se o fogão de duas bocas for de baixa pressão, pode. Basta utilizar mangueira e regulador de pressão aprovados pelo Inmetro, os mesmos que se usa com o P-13 e com os fogões comuns. Entretanto, se o fogão for de alta pressão a ligação terá que ser feita com mangueira especial para alta pressão e registro (válvula). O engate (borboleta) deve ter rosca grossa 5/8″ UNC (a mesma rosca da válvula do P-13). Em fogões para alta pressão o regulador de pressão não é usado.

  20. Carla Says:

    Bom dia
    Comprei um chapa doméstica para lanches e possuo um botijão comum de 13kg para a minha cozinha (que fica na área externa). Gostaria de saber se posso utilizar uma válvula dupla com uma outra mangueira neste botijão e qual a válvula e mangueira que deve comprar ?

    • Montini Says:

      Prezada Carla,
      Sim, é possível, desde que ambos os equipamentos sejam de baixa pressão. Será necessário instalar um “T” na saída do regulador de pressão, ao qual serão conectadas duas mangueiras, uma para cada aparelho. As mangueiras podem ser comuns (transparentes com tarja amarela) desde que não tenham mais que 1,20 m cada. Se você for utilizar a chapa e o fogão ao mesmo tempo, certifique-se de que o consumo de ambos os equipamentos seja inferior a 600 g/h, caso contrário o botijão não dará conta e irá congelar. Recomendo que a instalação seja feita por profissional capacitado.

  21. Vanderleia Says:

    Boa tarde, estou com um p – 13 em um fogão industrial, ele cngelou, há risco de explosão, mesmo tendo trocado o botijão?

    • Montini Says:

      Cara Vanderleia,
      Não há nenhum risco, fique tranquila. Veja: um P-13 vaporiza cerca de 600 gramas de GLP por hora. Se os equipamentos (fogão, forno et.) consumirem mais que isso, o botijão não consegue obter calor do ambiente (para vaporizar o gás em estado líquido) na mesma proporção em que é demandado, o que faz com que congele. Quando isso acontece basta desligar os equipamentos (ou retirar o botijão) e aguardar até que a temperatura volte ao normal. Contudo, quando o botijão congela é um indicativo de que a instalação está subdimensionada. Para equipamento industrial, o melhor é utilizar P-45.

  22. leonardo Says:

    ola gostaria de saber se pode isso de ter dois depositos de gas ma mesma rua,porque tem uma pessoa que vai construir tambem so com o intuito ruim para fazer graça para impedir nois de conseguir vender gás por favor preciso de uma resposta rapida eu quero que a prefeitura impeça isso porque essa pessoa quer construir so para competir e nao trabalhar?

    • Montini Says:

      Caro Leonardo,
      As instalações dos depósitos de GLP são da competência do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura da sua cidade, ou seja, para obter o alvará de funcionamento da prefeitura a empresa precisa do laudo do Corpo de Bombeiros. Recomendo consultar a corporação local a respeito.

  23. rejane dias Says:

    tenho um fogão industrial de baixa pressão posso usar um cilindro p45

    • Montini Says:

      Cara Rejane,
      Sim, os cilindros P-45 podem ser utilizados em fogões de alta pressão ou de baixa pressão, desde que a instalação seja feita adequadamente. Para fogões de baixa pressão é necessário utilizar um regulador de pressão, cuja especificação dependerá da vazão (quantidade de gás consumida por hora), em geral de 4 kg/h ou superior, dependendo do número de cilindros da bateria. Recomendo que a instalação seja feita por profissional qualificado.

  24. Sophia Heidorn Says:

    Comprei um forno industrial que vem com duas saídas uma para alta pressão e outra para baixa, isso quer dizer que eu tenho que ter dois tipos de gás diferentes?

    • Montini Says:

      Cara Sophia,
      Veja, aparelhos a gás podem ser alimentados por GLP (gás em botijões) ou GN (gás natural encanado). Equipamentos que usam GLP podem operar com alta pressão ou com baixa pressão. Nos equipamentos de uso industrial de GLP a alta pressão (a pressão interna do botijão é cerca de 700 kPa) o botijão é acoplado diretamente ao equipamento, sem o uso de regulador de pressão, e costuma-se usar cilindros de 45 kg (P-45). Já os equipamentos de uso doméstico usam baixa pressão de GLP (2,8 kPa), precisam do regulador de pressão e usam botijões de 13 kg. Se o seu forno dispõe de duas entradas para gás, uma para baixa pressão e outra para alta pressão, então você poderá optar por uma ou por outra modalidade. Se optar por alta pressão usará cilindros P-45 acoplados diretamente. Se optar por baixa pressão, usará cilindros P-45 com regulador de pressão. Se for usar Gás Natural encanado (baixa pressão), será preciso verificar se os queimadores do forno são adequados. Recomendo consultar o fabricante sobre essas questões técnicas antes de instalar.

  25. angelo Says:

    E não posso usar um botijão de dois litros no meu carrinho de lanches hot dog?

    • Montini Says:

      Caro Angelo,
      Os botijões de dois quilogramas (P-2) servem apenas para equipamentos de alta pressão (fogareiros de camping, lampiões, etc.) onde não é preciso usar regulador de pressão (o registro ou click). Se o fogareiro do seu carrinho de hot dog trabalha com alta pressão de gás, então você pode usar o P-2. Entretanto, se o seu fogareiro trabalha com baixa pressão de gás, precisa usar regulador de pressão e não pode usar o P-2. Nesse caso a opção seria o botijão de cinco quilogramas (P-5).

  26. Ana Lúcia de Mello Santos Says:

    Boa noite….eu tenho adquirido um bujao dessa marca GLP, estou usando no momento, porém ele não está liberando o gaz… gostaria de saber se vcs tem cmo me direcionar do q fazer? Desejo informações técnicas sobre o click…

    • Montini Says:

      Cara Ana Lúcia,
      A sigla GLP não é uma marca, significa Gás Liquefeito de Petróleo. Se o gás não está sendo liberado, pode ter ocorrido um dos seguintes casos: 1- O regulador de pressão (click) está fechado. 2- A mangueira está estrangulada (dobrada). 3- O gás acabou. 4- O botijão congelou devido a consumo muito elevado. Se o click estiver aberto, a mangueira estiver ok, o botijão ainda contiver gás e não estiver congelado, talvez haja problema na válvula do botijão. Nesse caso, entre em contato com a revendedora de gás para que esta o substitua. O regulador de pressão para uso doméstico (click) é um dispositivo que reduz a pressão interna do botijão, de cerca de 686 kPa para 2,8 kPa, que é a pressão de trabalho dos fogões domésticos. O regulador de pressão doméstico tem vazão de 1 kg/h ou 2 kg/h de gás, e normalmente funcionam mediante acionamento de um diafragma de borracha.

  27. ARMINDA Rosa Says:

    Tenho um P45, quero substituir por um P13, pois não necessito mais do P45. Como devo proceder pra fazer essa troca.

    • Montini Says:

      Cara Arminda,
      Depende do tipo de instalação. Se você tiver apenas um cilindro P-45 para uso em fogão doméstico comum (baixa pressão), então bastará retirar a instalação do P-45 (mangote, manômetro etc.) e instalar o P-13 diretamente na rede (encanamento que vai do abrigo dos botijões até o fogão) utilizando o kit para instalação doméstica (mangueira plástica transparente e regulador de pressão aprovados pelo Inmetro). Se, entretanto, a sua instalação for mais complexa, recomendo recorrer a um técnico especializado. Antes de remover o P-45 lembre-se de fechar o registro do cilindro, mesmo que ele esteja vazio.

  28. Bruna Says:

    Boa noite!
    Preciso instalar meu fogão (domestico), mas a minha cozinha é muito pequena e não tenho espaço para alocar o botijão P13.
    Gostaria de saber se posso instalar no andar debaixo (área de serviço aberta)? Teria que usar o cabo de cobre? Eu corro o risco de perder pressão do gás devido a diferença de nível? Ou seja o fornecimento pode ser interrompido mesmo tendo gás no botijão?
    Desde já agradeço a resposta!

    • Montini Says:

      Cara Bruna,
      Não há problema em instalar o botijão no andar inferior. Como a área é aberta, será necessário colocá-lo em um abrigo bem ventilado que o proteja do sol e intempéries. A instalação precisa ser feita com cobre, aço galvanizado ou alumínio multicamadas. Os tubos flexíveis de cobre são os mais utilizados para essa finalidade. O desnível de um andar não chega a comprometer a pressão, mas é possível que haja alguma retenção de gás no botijão nos dias mais frios. Nada, entretanto, de muito significativo. Recomendo que a instalação seja feita por profissional qualificado.

  29. Sidney Says:

    Aqui em sao Vicente e santos nao estao carregando mais a botija de 2 quilos uma pena é só aqui onde moro ou em todos os lugares

    • Montini Says:

      Caro Sidney,
      De fato, não são todas as distribuidoras que oferecem o P-2, de modo que em algumas localidades ele tem sido mais difícil de encontrar. Se você fizer uma busca na internet com a frase “botijão P-2 Santos e São Vicente” vai encontrar revendedores que fornecem o produto.

  30. Marcia Says:

    Boa tarde!
    Estou montando uma lanchonete ,comprei uma chapa e lá pede que seja uma mangueira com vazão de 2 kg por minuto.
    Será que vou gastar mais gás doque em minha casa que é um fogão de 6 bocas para uso doméstico ?
    Poderia me informar por favor ?
    Obrigada

    • Montini Says:

      Cara Márcia,
      Mangueiras são especificadas pela bitola (diâmetro interno em milímetros) e pela pressão a que resistem (por exemplo, 35 kgf/cm²). A vazão, dada em quilogramas por hora (e não por minuto) costuma ser atribuída ao regulador de pressão. Caso a chapa opere com baixa pressão de gás (como o seu fogão doméstico, que usa regulador de pressão e mangueira transparente), ou alta pressão, será preciso confirmar essas especificações com o fabricante da chapa. Aproveite e pergunte sobre o consumo de gás (em quilogramas por hora) pois disso irá depender o tipo de instalação. lembre-se que um cilindro P-45 fornece um quilograma de gás por hora.

  31. jonathan Says:

    ola boa noite posso usa o p45 no fogao de casa esse de 4 boca ou eu vou ter ploblema

    • Montini Says:

      Caro Jonathan,
      Pode sim, mas a instalação para P-45 é diferente daquela usada no P-13. O P-45 é conectado a um encanamento que vai até o ponto de consumo (no caso, o fogão) por meio de mangueira apropriada (pigtail), registros, manômetro e regulador de pressão. Além disso, o P-45 é mais difícil de manusear e o preço do gás por quilograma costuma ser um pouco maior. É recomendado quando o consumo de gás é elevado. Se você optar pelo P-45, recorra a um técnico especializado para fazer a instalação.

  32. Manoel Lopes Alonso Says:

    Gostaria de saber o motivo de tamanha diferença nos valores comercializados dos botijões P5 e P13..O litro de gás GLP não tem o mesmo valor independente do frasco?

    • Montini Says:

      Caro Manoel,
      O preço do quilograma de gás é o mesmo. A diferença de preço entre tipos de vasilhames é causada por fatores de produção e, principalmente, de mercado. Envasa-se e vende-se muito mais botijões P-13 do que P-5 (ou P-8, P-45 etc.). Assim, em razão da escala de produção e comercialização, o P-13 acaba tendo um custo e um preço final menor, por quilograma, do que os demais vasilhames.

  33. Sandra Margaret Nascimento Says:

    Boa noite, comprei um fogão industrial 6 bocas baixa pressão, e não sabia que precisaria de um P45, faço marmita. Qual o problema em usar um bujão de 13 kg? claro que vai durar menos, mas tem outro problema?

    • Montini Says:

      Cara Sandra,
      1-Fogões industriais consomem mais gás, por boca, do que um fogão comum. Um P-13 fornece cerca de 0,6 kg/h (quilogramas de gás por hora), enquanto um P-45 fornece 1 kg/h. Descubra qual o consumo de gás do seu fogão para ver se um P-13 dará conta de alimentar todas as bocas ao mesmo tempo. 2-Aqui no Estado de São Paulo é proibido o uso de P-13 em atividade comercial. Se você trabalha em aqui e a sua atividade é regulamentada, poderá ter problemas em uma eventual (embora improvável) inspeção.

  34. LUIZ FERREIRA Says:

    TENHO DUAS FRITADEIRAS DE ALTA PRESSÃO , POSSO UTILIZAR EM SÓ BUJÃO DE GÁS. COMO PRECEDO ?

    • Montini Says:

      Caro Luiz,
      O consumo de gás de uma fritadeira de alta pressão varia em função do modelo e da capacidade. Uma fritadeira de 3,5 litros, por exemplo, pode consumir até 0,450 kg/h de GLP. Ou seja, verifique o consumo das suas fritadeiras. Um botijão P-13 fornece cerca de 0,600 kg/h e um cilindro P-45 fornece cerca de 1 kg/h de GLP. Lembre-se de que, aqui em São Paulo, é proibido o uso de P-13 em atividade comercial.

  35. Adriana Gomes da Silva Says:

    Boa tarde , me chamo Adriana eu tenho um carrinho de lanche 3 em 1 ! Só que o moço fez ele de alta pressao na fritadeira e no hot Dogg , e a chapa ele fez de baixa pressao isso em um único botijão, ,,,, Só que eu não me acostumei a usar de alta pressão por medo , gostaria de saber se tem como deixar tudo de baixa pressao a fritadeira e o hot Dogg ?? Muito obrigada

    • Montini Says:

      Cara Adriana
      O que determina se você irá utilizar baixa pressão ou alta pressão é o tipo de equipamento. Parece que tanto a fritadeira como a chapa para hot dog que você comprou e mandou instalar são de alta pressão. Para usar baixa pressão esses equipamentos precisam ser convertidos, ou então substituídos por modelos de baixa pressão que já vêm de fábrica. Verifique com um técnico de fogões se é possível converter os equipamentos. Só depois que os equipamentos forem convertidos (ou substituídos) será possível alterar toda a instalação de gás para baixa pressão.

  36. edimar Alves Says:

    olá vcs pode tirar uma dúvida?
    sou proprietário de um restaurante e as vezes no meio do movimento o gás encanado acaba.
    minha dúvida é:posso colocar um botijão de 13 kg no fogão de alta pressão?vai funcionar?

    • Montini Says:

      Caro Edimar,
      Aqui no Estado de São Paulo é proibido, por lei, o uso do botijão de 13 kg (P-13) em atividade comercial. Além disso existem problemas técnicos: A rede de gás natural encanado (GN) opera com pressão máxima de 2,5 kPa. Já o botijão de GLP tem pressão interna entre 400 kPa a 700 kPa. Mesmo com regulador de pressão (click), a pressão é reduzida para 2,8 kPa. Ou seja, não é possível utilizar o botijão de gás sem adaptar o fogão. Por outro lado, talvez você utilize bateria de cilindros P-45. Se for esse o caso, você já opera com GLP e pode ligar o P-13 à bateria (ou diretamente ao fogão) para utilizá-lo numa emergência (se o restaurante não for em São Paulo). Recomendo, nesse caso, recorrer a um técnico especializado, pois será preciso fazer adaptações.

  37. Jorge Luiz Pereira Says:

    Boa noite! Por favor, poderiam me ajudar? Tenho um fogão de 5 bocas no 2º andar e estou usando dois P-13 no térreo com válvulas para poder alimentar o fogão, más, quando os botijões estão aproximadamente pela metade cai a pressão e tenho que trocar os botijões. Tem algum tipo de válvula para que posso instalar nos botijões e usa-los ate o fim?

    • Montini Says:

      Caro Jorge,
      À medida em que o gás vai acabando a pressão vai diminuindo, e além disso o GLP precisa trocar calor com o ambiente para passar à fase vapor, o quê fica prejudicado nos dias frios, mas mesmo assim não é comum que ocorra uma perda de carga importante com o botijão ainda pela metade. O seu consumo é muito elevado? Os seus botijões estão em bateria? A instalação é para baixa pressão? Em caso afirmativo, talvez seja melhor optar pelo P-45, adequando a instalação para operar com reguladores de primeiro e segundo estágios. De todo modo, seria recomendável recorrer a um técnico especializado para revisar toda a instalação.

  38. luis Says:

    boa tarde eu comprei um fogareiro de duas bocas ( aqueles cor de vinho com mangueira preta) e o vendedor da loja de material de construcao falou que é so ligar no bujao 13 kilos mas não tem registro e fica uma pressão muito forte. sera que esta correto?

    • Montini Says:

      Caro Luiz,
      Quanto ao uso do botijão de gás, os fogareiros podem ser de dois tipos: 1- Fogareiro de alta pressão, portátil (para camping) que usa botijão de gás de 2 kg, 1 kg ou menores; e fogareiro de alta pressão, de uso profissional, que usa botijão de gás de 45 kg. Esses fogareiros para alta pressão não usam regulador de pressão. 2- Fogareiro de baixa pressão, que utiliza botijão de gás de 5 kg, de 8 kg ou de 13 kg com regulador de pressão. Infelizmente, existem fogareiros dos dois tipos na cor vinho. A mangueira preta talvez seja um indicativo de que o fogareiro é de alta pressão mas é melhor verificar com o vendedor se o fogareiro é de alta ou baixa pressão.

  39. fernando chade Says:

    boa tarde, comprei um forno venancio fir 90 baixa pressão, no manual diz que o consumo dele seria 1,08 kg/h, diante desses valores, quantos botijões de 13 kg teria que usar, e seria necessário regulador de pressão? Seja bem detalhista na resposta por favor. Obrigado

    • Montini Says:

      Caro Fernando,
      Se você for utilizar o forno para fins comerciais (uma pizzaria, por exemplo) aqui no Estado de São Paulo, lembre-se de que a legislação estadual proíbe o uso de P-13 para essa finalidade. Além disso, botijão P-13 não foi concebido para ser usado em bateria, e como o P-13 fornece apenas 600 gramas de gás por hora, você teria que ligar pelo menos dois P-13 em bateria. Sim, será necessário utilizar um regulador de pressão com vazão de 2 kg/h ou superior, pois o forno é de baixa pressão. Talvez seja recomendável optar pelo cilindro de 45 kg (P-45), que fornece cerca de 1 kg de gás por hora e é o mais indicado para operar em bateria. No caso, dois P-45 em bateria talvez sejam suficientes, mas a quantidade de botijões e o tipo de instalação terão que ser definidos de acordo com o consumo diário, local onde a bateria será instalada, frequência de substituição de cilindros etc. Recomendo que um técnico especializado faça o projeto e a instalação.

  40. rudney Says:

    boa noite,estou querendo colocar um aquecedor para chuveiro e banheira e,um cooktop de 4 bocas em uma instalação de 1p45,estou preocupado se o fogão posso colocar

    • Montini Says:

      Caro Rudney,
      Antes de tudo é importante lembrar que um P-45 vaporiza cerca de 1 kg de GLP por hora. Ou seja, é fundamental verificar o consumo de gás do aquecedor que você pretende instalar, antes de adquiri-lo. Aquecedores de passagem de grande vazão de água costumam consumir muito gás. Isto posto, não há problema em compartilhar o GLP de uma mesma instalação com vários equipamento, desde que, naturalmente, a soma do consumo potencial simultâneo seja inferior a 1 kg/h. Recomendo que a instalação ,seja feita por profissional qualificado.

  41. Gustavo Says:

    Gostaria de saber por que meu forno não usa todo o gás do botijão sempre sobra de 2 a 4 kg de gás?

    • Montini Says:

      Caro Gustavo,
      Difícil dizer. O forno é doméstico ou industrial? De alta ou baixa pressão de gás? Você usa P-13 ou P-45? Posso adiantar, apenas, que equipamentos com elevado consumo de gás, e que operam com alta pressão, deixam de funcionar adequadamente quando o gás vai chegando ao fim, por conta da queda de pressão no botijão. Além disso o GLP precisa trocar calor com o ambiente para passar do estado líquido ao gasoso, e essa troca fica prejudicada nos dias frios. Isso faz com que a vazão de gás seja insuficiente para o funcionamento do equipamento e provoca maior retenção do produto no botijão.

  42. humberto aguiar Says:

    Gostaria de saber se posso utilizar um liquinho (aquele botijão pequeno) em um cooktop?
    Obrigado

    • Montini Says:

      Caro Humberto,
      Os botijões de dois quilogramas (P-2) foram projetados para serem usados em fogareiros e lampiões de alta pressão de gás, enquanto os cooktops são fogões que trabalham com baixa pressão de gás. A válvula do botijão P-2 é incompatível com regulador de pressão e, além disso, o P-2 não tem plugue fusível, dispositivo de segurança existente nos botijões de maior capacidade. Ou seja, você não deve usar o P-2. Se o seu problema for espaço, opte por um botijão de 5 kg (P-5).

  43. Everson P de Souza Says:

    Meu nome é Everson, moro em Taubaté S-P, e eu estava com uma dúvida, é que eu vou abrir um carrinho de pipoca e tinha ouvido falar que foi proibido o uso do botijão a gás P2 em carrinho de pipoca, pois o mesmo oferece um risco muito grande de explosão.Mas, com as informações citadas acima, vejo que não há problema algum, em usar o botijão a gás P2 em meu carrinho de pipoca.Estou certo, posso usar um P2 para o lampião e um P2 para o fogareiro?Por favor, me orientem.

    • Montini Says:

      Caro Everson,
      Desculpe a demora em responder, por alguma razão o site colocou a sua questão entre os spans. Respondendo à sua pergunta, o P-2 só deve ser utilizado em fogareiros e lampiões de alta pressão. Sim, você pode utilizar um P-2 para cada dispositivo, desde que a instalação seja feita de maneira adequada. O problema com os P-2 é enchimento clandestino. Adquira o P-2 apenas em revendedores idôneos.

      • humberto aguiar Says:

        Posso utilizar um liquinho em um cooktop 4 bocas?

      • Montini Says:

        Caro Humberto,
        Os botijões de dois quilogramas (P-2) foram projetados para serem usados em fogareiros e lampiões de alta pressão de gás, enquanto os cooktops são fogões que trabalham com baixa pressão de gás. A válvula do botijão P-2 é incompatível com regulador de pressão e, além disso, o P-2 não tem plugue fusível, dispositivo de segurança existente nos botijões de maior capacidade. Ou seja, você não deve usar o P-2. Se o seu problema for espaço, opte por um botijão de 5 kg (P-5).

  44. LUIZA TOMICH COMARELLA Says:

    Boa noite! Mudei de apartamento agora e um dos banheiros é alimentado por aquecedor a gás, porém no botijao p13.. (é uma cobertura e a parte de baixo é alimentada por tubulacao).. Acontece que assim que mudamos, o botijao estava acabando e ok, pedimos outro. Porém, em menos de 2 semanas o gás acabou de novo.(só 2 pessoas usam o chuveiro). a pergunta é: ele dura esse pouco de tempo mesmo? achei um absurdo se for, pois será muito caro para manter assim,,, aguardo resposta, obrigada desde ja

    • Montini Says:

      Cara Luiza,
      Isso irá depender do consumo de gás do aparelho. Aquecedores de passagem costumam consumir muito gás. Um botijão P-13 fornece cerca de 600 gramas de gás por hora, o quê, dependendo do tipo de aquecedor, sequer é suficiente para o seu funcionamento (existem aquecedores de passagem que consomem 4 kg/h). Com um consumo de 600 g/h e uso diário de uma hora e meia, um P-13 duraria 14 dias. Recomendo verificar o consumo do aparelho e, se for o caso, substituí-lo ou mudar o sistema de aquecimento.

  45. Temistocles Says:

    Olá,

    Minha mãe adquiriu, recentemente, um forno a gás de baixa pressão. O manual diz que o consumo, em sua potência máxima, é de 1,08kg/h. O botijão que pretendemos usar é o de 13kg, cujo fornecimento de gás é de 0.6kg/h. Se ligarmos apenas um botijão (através de uma válvula de 1kg/h) há alguma sobrecarga no sistema, ou apenas o forno não irá funcionar em sua potência máxima?

    • Montini Says:

      Caro Temístocles,
      Com apenas um botijão e um regulador de pressão de 1 kg/ de vazão, não será possível utilizar a potência máxima. Caso isso seja tentado, é possível que o botijão congele, pois não conseguirá trocar calor com o ambiente para vaporizar a quantidade de gás solicitada. Entretanto, dependendo das possibilidades de regulagem que o forno permitir, será possível utilizá-lo com potência média.

  46. Olavo Theodoro Says:

    Olá, muito interessante e veio de encontro às minhas dúvidas. Possuo um veleiro de 19 pés (5,60mt) quero instalar um fogão de duas bocas, com botijão de 13 kgs, o que vc me recomenda?
    Brande abraços

    • Montini Says:

      Caro Olavo,
      Instalação em embarcação depende do local destinado ao botijão e ao fogão. Fogão para baixa pressão exige regulador de pressão. Talvez seja melhor optar por um botijão de 5 kg, que economiza espaço. Se a distância entre o botijão e o fogão for maior que 1,2 metros, use tubulação (cobre flexível ou PE-AL-PE embutida). O botijão precisa permanecer fixo, sem atrito, em local ventilado, onde a temperatura não ultrapasse 60°C. Deve-se inspecioná-lo com frequência a ver se há vazamento. Recomendo consultar técnico especializado para o projeto e execução.

  47. Jane Medeiros Says:

    Por favor, preciso urgente de ajuda – Me digam há diferença do click do botijão de gás de fogão de 4 bocas para o fogão de 6 bocas??
    Aguardo resposta, obrigada :)

    • Montini Says:

      Cara Jane,
      Não. O regulador de pressão (click) para fogão doméstico pode ser o mesmo tanto para fogões de 4 bocas como de 6 bocas, ou seja, regulador para baixa pressão com vazão de 1 kg/h ou 2 kg/h.

  48. Marcos Says:

    Boa noite, recentemente me mudei de casa e minhas necessidades não demandam um fogão residencial comum, gostaria de saber se posso comprar um fogão de 2 bocas dos que usam em camping e usar com um botijão de 13kg pq é o único que vende por aqui, junto com uma mangueira e regulador de pressão dos que usam em fogão residencial, pq notei na parte debaixo do fogão que existem saidas (furos) entre o botão que liga a chama e a boca propriamente dita, obrigado.

    • Montini Says:

      Caro Marcos,
      Os fogões de camping que usam P-2 (botijão de 2 kg) são para alta pressão, e não podem ser utilizados com regulador de pressão, nem com mangueira comum (de plástico transparente com tarja amarela). Se você pretende usar um fogão portátil de duas bocas com botijão P-13, regulador de pressão e mangueira, precisa comprar um modelo para baixa pressão. Certifique-se com o vendedor que o modelo seja para baixa pressão antes de comprar o fogão.

  49. Rosinerio Says:

    Ola boa tarde tenho um aquecedor alta pressao 15 litros e uso um p45 mas quero trocar por 2 p13 o consumo sera maior? Por favor me ajude obrigado

    • Montini Says:

      Caro Rosinerio,
      O consumo de gás é diretamente relacionado ao consumo do equipamento, ou seja, se você mantiver o mesmo aquecedor, o consumo permanecerá o mesmo. Também a troca de um P-45 por dois P-13 não trará grandes implicações com relação à vazão de gás. Um P-45 vaporiza cerca de 1 kg/h enquanto um P-13 vaporiza cerca de 600 g/h. Ou seja, dois P-13 instalados em bateria fornecerão cerca de 1,2 kg/h. Recomendo vivamente que a instalação seja feita por profissional qualificado, pois o P-13 não foi concebido para operar em bateria, de modo que a instalação precisa ser feita com todo o cuidado.

  50. Maicon Cavalli Says:

    Boa tarde ! vou instalar meu aquecedor e mais o fogão a gás em apenas um botijão .ouvi falar que seria necessário utilizar dois botijões ao mesmo tempo pra melhor desempenho … esta informação procede ?

    • Montini Says:

      Caro Maicon,
      Se, como suponho, o botijão é de 13 kg, então vaporiza cerca de 600 gramas de gás por hora. Assim, será preciso saber qual é o consumo do seu aquecedor de água. Se for um aquecedor de passagem, o consumo irá variar em razão da vazão de água (litros por minuto). Verifique no manual de instalação do aquecedor qual o consumo de gás. Se for superior a 500 g/h você precisará de mais botijões.

  51. HILDEGARDE PEREIRA Says:

    Excelentes artigos…me ajudou muito!!!

  52. sonia silva Says:

    oi boa noite,,comprei um carrinho de cachorro quente com fogareiro de 2 bocas e uma prensa como poso fazer para adpitar os 2 e se posso usar gaz de cozinha , pois la manda usar o p2 ou o p5 e onde moro nunca vi vender deste butijães.

    • Montini Says:

      Cara Sonia,
      Se o fogareiro e chapa forem de baixa pressão, o botijão precisa ser instalado com regulador de pressão (registro ou click). Nesse caso, desde que o botijão fique fora do carrinho, pode-se usar o P-5 ou até P-13 (que é o botijão comum, de 13 kg). Porém, se fogareiro e chapa forem de alta pressão, usa-se o P-2 (o botijão pequeno, de 2 kg) sem regulador de pressão (a mangueira precisa ser especial). É possível adaptar para uso com botijão P-5 ou P-13, mas qualquer adaptação precisa ser feita por profissional qualificado (é sério, instalação de gás não combina com gambiarras). Existem muitos modelos de carrinho. Na dúvida, informe-se com o fabricante.

  53. EDUARDO SOUZA Says:

    Boa tarde, Senhores. O P-2 está sendo comercializado ou realmente está proibido? Ouvi dizer que só a tal da Ultragás vende. A Ultragás existe de fato? Alguém já viu uma fábrica da Ultragás?

    • Montini Says:

      Caro Eduardo,
      Desconheço qualquer restrição por parte do Inmetro que recomende a descontinuidade ou proíba a produção e comercialização do botijão P-2. Ocorre que a manipulação inadequada desse botijão tem causado acidentes, de modo que algumas cidades fazem campanha contra a sua utilização em carrinhos de comida (como os vendedores de pipoca, por exemplo) e chegam mesmo a proibir a sua comercialização no âmbito municipal. Quanto à Ultragaz, compreendo que a sua pergunta é retórica. O grupo Ultra é responsável por mais de 50% do engarrafamento e distribuição de GLP no País.

  54. Eduardo Says:

    Boa tarde Montini!
    Tenho uma dúvida. Em casa tenho um P45 que alimenta apenas o fogão da cozinha. Há algum problema em substituí-lo por um P13?
    Sei que obviamente vai durar menos, mas pela minha conta: P45 preço 340 reais, P13 preço 70 reais(em SP Capital).
    Preço por kg: P45 7,56 reais e P13 5,38 reais. Porque a diferença tão alta entre os dois? Ou minha conta não confer com a realidade?
    Muito obrigado pela atenção!

    • Montini Says:

      Caro Eduardo,
      O P-13 foi concebido para cocção doméstica de alimentos. Sua instalação é muito simples e o botijão é de fácil manipulação. Ou seja, para uso doméstico a opção mais prática é o P-13. Se for conectá-lo à instalação, lembre-se de que o P-13 usa regulador de pressão específico (na dúvida, consulte um técnico especializado). Quanto ao preço, até recentemente o preço do P-13 era subsidiado, por isso era mais barato. Essa prática foi descontinuada. A despeito disso, alguns fornecedores continuam cobrando o P-45 mais caro, talvez em função da menor demanda na região ou falta de concorrência. Entretanto, para muitos fornecedores, a diferença, quando existe, não chega a ser significativa.

  55. Elvis Says:

    Caro,

    Parabéns pelo estudo. Aproveitando, pretendo substituir dois cilindros de 45kg por dois botijões de 13kg para utilização no aquecedor a gás para um único chuveiro. Pergunto: é possível e caso positivo com eficiência. Grato.

    • Montini Says:

      Caro Elvis,
      Um botijão de gás P-13 fornece cerca de 600 gramas de gás por hora, e a maioria dos aquecedores de passagem consome mais que isso, motivo pelo qual costuma-se alimentá-los a partir de baterias de cilindros P-45. O P-13 não foi concebido para ser usado em bateria, embora com adaptações isso seja tecnicamente possível. Ou seja, verifique antes o consumo de GLP do aquecedor. Desde que a vazão do sistema seja compatível com o consumo, e que a instalação seja feita por profissional capacitado, a eficiência será, em tese, a mesma de uma bateria de P-45.

  56. Carlosjr Says:

    Gostaria que de saber se posso usar o P 02 na minja churrasqueira com o famoso click, ou registro normal para P 13,desde já agradeço pela atenção Obrigado

    • Montini Says:

      Prezado Carlos,
      O P-2 foi concebido para ser usado em equipamentos de alta pressão (fogareiros e lampiões) e, por isso, não usa regulador de pressão (click) e não tem plug fusível (dispositivo de segurança dos outros botijões). Além disso, a rosca da válvula do P-2 é incompatível com a rosca dos reguladores de pressão. Não recomendo o uso do P-2 em equipamentos de baixa pressão. Se o problema for falta de espaço, opte pelo P-5.

  57. Alejandro Says:

    Boa noite. Tenho um P2 que uso para camping, mas gostaria de trocar para um P5 devido a sua maior segurança. Posso usar tranquilo? Grato e parabéns pela ajuda nos comentários da galera.

    • Montini Says:

      Caro Alejandro,
      O seu fogareiro é de alta pressão e, portanto, não utiliza regulador de pressão. Para utilizá-lo com um botijão P-5 você terá, provavelmente, que utilizar um adaptador de rosca, pois a válvula do P-2P costuma ter rosca diferente. Lembre-se de que o P-5, por ser dotado de plug fusível, não pode receber fogareiro diretamente sobre a válvula, caso contrário o plug derrete o provoca incêndio.

      • Alejandro Says:

        Mas com este adaptador, se precisar, daí posso usar tranquilo? Abraço.

      • Montini Says:

        Caro Alejandro,
        Sim. Informe-se sobre o tipo de adaptador com o vendedor técnico das lojas especializadas em produtos para gás. Lembre-se de que o plug fusível do P-5 se funde a 65°C, de modo que a sua utilização em acampamento exige cuidados especiais. É arriscado deixá-lo exposto ao sol ou dentro de uma barraca nos dias de calor intenso.

  58. Italo Inoue Says:

    Montini, boa tarde!!

    Estou usando na minha casa um único botijão P45, e estive consultando a utilização de churrasqueira com queimador a gás (fabricante D´grill) e me parece que o funcionamento deste queimador é de baixa pressão, posso conectar normalmente na minha rede??
    se houver problemas quais seriam??

    • Montini Says:

      Caro Italo,
      Normalmente, nas instalações domésticas abastecidas com um ou dois P-45, instala-se um regulador de pressão de estágio único próximo ao cilindro. Esse regulador reduz a alta pressão interna do cilindro ou botijão de gás, de cerca de 680 kPa para 2,8 kPa, de modo que a rede passa a ser de baixa pressão. Sendo esse o caso, bastará conectar a churrasqueira à rede. Por outro lado, se a rede de gás da sua casa for de alta pressão (o que é bastante incomum e pouco provável), então os atuais equipamentos conectados a ela (fogão, aquecedor etc.) também serão. Se for esse caso, a churrasqueira de baixa pressão não poderá ser instalada nessa rede, a menos que o queimador seja adaptado para alta pressão. De um modo ou de outro, recomendo verificar o consumo de GLP da churrasqueira, pois um cilindro P-45 vaporiza apenas 1 kg de gás por hora.

  59. Ronald Tito Says:

    Olá, comprei um fogareiro de duas bocas de alta pressão, tipo camping, e não encontro botijão de 2 Kg na minha cidade. O fogareiro veio com uma mangueira plástica preta e azul com 5/15″ (meio emborrachada) de 500 psi. Posso usar botijão de 5 ou 8 Kg com o adaptador de rosca sem trocar a mangueira?
    Muito obrigado, Tito

    • Montini Says:

      Caro Tito,
      Sim, é possível utilizar o fogareiro com mangueira para gás de 500 psi, desde que o seu comprimento proporcione uma distância segura entre o botijão e o fogareiro (entre 0,8 m a 1,2 m). Lembre-se de que botijões de 5 kg, 8 kg e 13 kg possuem válvula automática, e que você não irá usar um regulador de pressão. Portanto, o adaptador precisa incorporar um registro e um sistema de acoplamento semelhante ao dos reguladores de pressão. Recomendo recorrer a uma loja especializada e informar-se com o vendedor técnico.

  60. Fábio Says:

    Montini, é possível utilizar em um único botijão um cooktop de 5 bocas e um forno a gás de embutir?
    Obrigado.

    • Montini Says:

      Caro Fábio,
      Sim, é possível. Um botijão de gás de 13 kg fornece cerca de 600 gramas de gás por hora (em condições normais), mais que suficiente para alimentar um forno doméstico comum (que consome cerca de de 120 g/h) e um cooktop comum com 5 bocas acesas simultaneamente (onde cada boca consome cerca e 50 g/h). No caso, um total de 370 g/h, sendo que raramente você utilizará o forno e as cinco bocas ao mesmo tempo. Entretanto, é importante verificar no manual de instalação (ou com o fabricante) qual é o consumo de gás do forno e do cooktop que você pretende instalar.

  61. César Santana Says:

    Queria saber se o consumo de gaz em um fogão semi-industrial de 02 bocas é muito superior ao consumo de gaz em fogão normal ? Utilizo o botijão de 13 KG.

    • Montini Says:

      Caro César,
      Em um fogão comum de baixa pressão, o consumo mínimo de cada boca é de cerca de 50 gramas de gás por hora, e o forno consome cerca de 100 gramas por hora. Porém, esse valores podem variar muito (muito mesmo!) em função do tipo, marca e modelo do fogão. Um fogão semi-industrial de baixa pressão pode consumir até 300 gramas de gás por hora, por boca. Por outro lado, em um fogão de alta pressão, dependendo do tipo de queimador e do orifício do injetor, cada boca consome entre 400 gramas a 500 gramas de gás por hora. Ou seja, a maior diferença está entre fogões de baixa pressão (a maioria dos fogões domésticos), e fogões de alta pressão (a maioria dos fogões industriais).

  62. Victor Ramalho Says:

    Bom dia ! Primeiramente eu gostaria de elogiar e agradecer sua pagina. Então, minha dúvida é a seguinte: Eu posso utilizar a mesma mangueira em botijões P13 e P45 sob as mesmas condições ? eu conheço apenas 3 tipo de mangueiras, que é a mangueira transparente, a de aço inox trançado e a de cobre. Eu gostaria de saber se essas três serve tanto para botijão p13 e botijão p45. Se não servir, eu gostaria de saber qual é a mangueira ideal para utilizar no P45, pois minha ideia é utilizar um botjião P45 para ligar um forno industrial de consumo 1kg/h a 6 metros de distância.

    Desde já agradeço.

    • Montini Says:

      Caro Victor, sou eu quem agradece!
      A mangueira transparente só é usada em botijões P-13 para alimentar fogões comuns. Para P-45 usa-se mangueira para alta pressão (pigtail) na ligação do cilindro ao tubo de interligação, onde ficam ligados outros cilindros, se for o caso. Para cobrir a distância da bateria até o ponto de consumo use encanamento de cobre ou ferro galvanizado sem costura. A ligação do encanamento com o forno, se necessário, pode ser feita com mangueira de borracha revestida de malha metálica (80 cm no máximo) para alta pressão (500 psi). Se o forno for de baixa pressão, será necessário instalar um regulador de pressão com vazão de 3 kg/h ou superior. O cilindro P-45 vaporiza, no máximo, 1 kg/h de gás. Por isso, talvez seja necessário instalar dois P-45 em bateria. Recomendo consultar um técnico especializado para fazer o projeto e a instalação.

  63. jonas Says:

    Bom dia Montini Says:
    Gostaria de Saber se posso Utilizar um botijão de 13 kg em um Queimador Alta Pressão com Mangueira e Registro que esta acoplado ao carrinho de churros. ou seria apenas o botijão de 2kg?

    • Montini Says:

      Caro Jonas,
      O botijão de 13 kg (P-13) foi concebido para trabalhar com baixa pressão. Para usá-lo em alta pressão será preciso, pelo menos, um adaptador de rosca. O botijão precisa ficar distante do queimador, caso contrário o calor pode derreter o plugue fusível e causar acidente sério. Do ponto de vista legal, o Estado de São Paulo não permite, por Lei, utilizar o P-13 em atividade comercial. A Lei não impede que sejam usados os botijões de 5 kg (P-5) e de 8 kg (P-8), desde que as condições técnicas de segurança sejam respeitadas (esse botijões também têm plug fusível).

  64. Liliane Vitorino Says:

    olá! gostei muito do artigo, mas tenho uma dúvida, gostaria de saber se é possivel conectar mai de dois fogões em uma botija, se sim, como seria?

    • Montini Says:

      Cara Liliane,
      Sim, em tese é possível, mas é pouco recomendável. É preciso considerar que um fogão de quatro bocas consome cerca de 250 gramas de gás por hora (com todas as bocas acesas), enquanto a vazão do botijão de 13 kg é de apenas 600 gramas de gás por hora. Isso limita o número de fogões por botijão a dois (três, se não operarem todos ao mesmo tempo com todas as bocas acesas). Além disso seria preciso fazer uma instalação especial que exigiria algumas adaptações. Ou seja, se você pretende mesmo fazer uma instalação como essa, recomendo consultar um técnico especializado.

  65. Fabio Santhos Says:

    boa tarde Montini. achei muito bom esse blog e queria tirar umas duvidas. eu tenho um fogareiro de alta pressão que ultrapassa 1kg/h de vazão. se usar um p13 ligado direto a vazão será de 800g/h, ate ai nao teria problema.
    a questao é a seguinte:
    1º – um botijão cheio a pressão é de aproximadamente 7kgf/cm2 o que considero bem alta. ligando direto o botijão e o fogareiro com somente aquelas valvulas agulha nao teria algum problema?
    2º – liguei o botijão com um regulador de 1kg/h mas nao consegui ligar o fogareiro pois aparentemente a vazão nao foi suficiente. porem o regulador so vai limitar a pressao e nao a vazão correto?
    sendo assim nao deveria ir gas suficiente para acender a chama mesmo que com uma pressão menor?
    obrigado pela ajuda

    • Montini Says:

      Caro Fabio,
      Fogareiros de alta pressão são concebidos para trabalhar com pressão de 7 kgf/cm² (686 kPa). Um regulador comum reduz essa pressão para apenas 0,02 kgf/cm² (2,8 kPa). Ou seja, mesmo com vazão adequada, essa pressão não é suficiente para operar os queimadores. Jamais acople fogareiro de alta pressão diretamente sobre o botijão de 13 kg. O calor derreterá o plug fusível e causará acidente sério! Use uma mangueira específica (a mangueira plástica não serve), borboleta com rosca compatível com P-13 e registros. Existem kits no mercado para esse tipo de instalação.

  66. Guilherme Chagas Says:

    Bom dia!

    Estou curioso quanto ao uso do p45(industrial e afins) ele pode ser utilizado para uso domestico? E caso possa, o custo beneficio vale a pena?

    • Montini Says:

      Caro Guilherme,
      Sim, nada impede que o P-45 seja usado em residência. Entretanto, o preço por quilograma do gás em cilindros P-45 é maior do que o preço por quilograma dos botijões P-13. Além disso a instalação é mais cara, exige mais espaço e o manuseio é mais trabalho. O uso de baterias de P-45 (dois ou mais cilindros) só é recomendável quando o GLP for utilizado também em aquecedores de água, ou seja, quando o consumo mais elevado (acima de 600 g/h) exigir uma instalação com maior potencial de fornecimento de gás.

  67. fikaniafif Says:

    Se um P13 produz 600g/h e o regulador de casa normalmente é 1kg/h, porque tem gente que usa reguladores de 2kg/h ou até 5kg/h?

    Pra mim a conta n bate.

    • Montini Says:

      Caro Afif,
      Regulador doméstico para 1 (um) P-13 não precisa ter vazão superior a 1 kg/h. Além do limite de vaporização do P-13 (600 g/h em média), note que o consumo médio de um fogão comum, com as 4 bocas acesas e forno ligado é de cerca de 250 g/h. Entretanto, existem instalações em condomínios, indústria e comércio alimentadas por baterias de P-45, P-90 ou semiestacionários que utilizam reguladores de primeiro estágio na saída da bateria e reguladores de segundo estágio de 2 kg/h até 12 kg/h, dependendo da demanda e do tipo de instalação. Por outro lado, sempre há quem considere, equivocadamente, que instalar um regulador de pressão de maior capacidade em um P-13 irá aumentar o fluxo de gás.

  68. Ricardo Says:

    Posso encher o Botijão p2?.
    Em minha cidade vedem um adaptador de rosca que pode usar o Botijão P2 em um fogão de baixa pressão. Assim posso usar em fogões de baixa pressão?

    • Montini Says:

      Caro Ricardo,
      Embora seja possível, não recomendo o uso de P-2 em fogões de baixa pressão. Além do adaptador de rosca, você teria que usar um regulador de pressão, e adaptações não combinam com GLP. Se você tem pouco espaço dê preferência ao P-5, pois este foi concebido para equipamentos de baixa pressão e é dotado de plug fusível. Quanto a encher botijão P-2 em casa, nem pensar! É muito perigoso e realmente não vale o risco. Se você precisa mesmo usar botijão P-2, compre apenas de distribuidoras confiáveis.

  69. Giovanni Candido Guerra Says:

    Oi posso utilizar um bujão de 13kg em um apartamento sem condominio, são 2 andares e eu moro no primeiro andar. o abrigo fica no terreo tem aproximadamente 25 metros de distancia já tem as tubulações. utilizarei em um cooktop e uma churrasqueira a gás. obrigado.

    • Montini Says:

      Caro Giovanni,
      É difícil dizer. O uso do P-13 vai depender do tipo de instalação e do nível de consumo dos equipamentos. Para distâncias como essas o ideal é utilizar cilindros P-45 com reguladores de primeiro e segundo estágios. Se você optar pelo P-13, e se a churrasqueira consumir muito gás, talvez não seja possível utilizá-la simultaneamente com o fogão. Nesse caso também pode haver maior retenção de produto no botijão durante o inverno. Recomendo consultar um técnico especializado.

  70. Marco Matsuguma Says:

    boa noite,

    gostaria e saber se consigo utilizaro mesmo butijão de gas em uma chapa de baixa pressão e uma fitadeira de alta pressão?

    Marco Matsuguma

    • Montini Says:

      Caro Marco,
      Em tese é possível. Seria preciso que a instalação a partir do botijão fosse bifurcada: O ramal da chapa seria dotado de um regulador para baixa pressão, enquanto o ramal da fritadeira não teria regulador, apenas as válvulas ou registros para abrir e fechar o fluxo de gás. Entretanto, instalações como essas devem levar em conta o consumo desses equipamentos. Um único botijão de 13 kg talvez não dê conta de vaporizar o gás necessário para alimentá-los simultaneamente, e botijões P-13 não foram concebidos para operarem em bateria. Recomendo consultar um técnico especializado.

  71. LUIZ CARLOS BRESOLIN Says:

    Bom dia. Gostaria de saber se posso instalar botijao de gas , local externo, em nivel superior ( mais alto, + ou – 3 m ), que o fogao. Agradeco.

    • Montini Says:

      Caro Luiz Carlos,
      Sim, não há nenhum problema, desde que a instalação seja feita de maneira adequada, com a utilização de encanamento apropriado (de cobre, aço ou PE-AL-PE), abrigo para o botijão etc.

  72. André Says:

    Possuo um botijão P2 que utilizo quando vou acampar porém ele não possui válvula de segurança ,daí fui orientado a utilizar o P5, gostaria de saber se preciso utilizar algum regulador específico para este botijão maior, pois o fogão que utilizo é de alta pressão,obrigado.

    • Montini Says:

      Caro André,
      O botijão P-2 não tem válvula de segurança justamente porque foi concebido para ser usado com fogareiros acoplados diretamente sobre ele. Caso tivesse plug fusível (válvula de segurança), como os botijões P-5, P-8 ou P-13, o calor gerado pelo fogareiro poderia derreter o plug fusível e causar um acidente sério. Por isso o botijão P-5 não deve ser utilizado com fogareiros ou lampiões acoplados diretamente no botijão. É possível usar o P-5 com fogão de alta pressão desde que este não seja acoplado sobre o botijão. Não se usa regulador de pressão, apenas mangueira para alta pressão (500 psi) com os respectivos registros.

  73. Marcio Says:

    Parabéns pelo artigo !!!
    Tenho uma duvida , estou finalizando uma obra em minha casa e não vejo outra maneira de colocar o botijão se não for na dispensa e para que isto aconteça vou utilizar um tubo de cobre 3/8 de aprox. 7.00 metros de comprimento , vou perder pressão com isto ou não utilizarei totalmente o gás do botijão , att.

    • Montini Says:

      Caro Márcio,
      Instalações desse tipo sempre provocam alguma retenção a mais no botijão, sobretudo nos dias frios. Também pode haver alguma perda de pressão quando o gás for chegando ao fim. Entretanto, se o consumo da sua residência não for muito elevado, não creio que essas perdas cheguem a ser significativas.

  74. Guilherme Milani Neto Says:

    Muito bem abordado e de maneira bem este assunto. Gostaria de sanar uma dúvida. Estou ouvindo com frequência que equipamentos de alta pressão (acima de 1,8 k/cm²) estão sendo proibidos pelo Bombeiros em instalações comerciais sendo necessário a troca pelos de baixa pressão. Isto procede? Existe alguma norma ou lei sobre este assunto? Qual seriam?
    Att Guilherme Milani Neto

    • Montini Says:

      Caro Guilherme,
      Desconheço que haja qualquer regulamento ou orientação que proíba o uso desse equipamento. A Instrução Técnica 38/2011 do Corpo de Bombeiros de Estado de São Paulo, que está em vigor e trata do assunto, não faz nenhuma menção a esse tipo de restrição, e eu ficaria muito surpreso se esse boato tivesse algum fundo de verdade. A propósito, equipamento de alta pressão (fogão, fritadeira, banho-maria etc) é largamente utilizado em cozinhas industriais em razão da maior capacidade energética e maior robustez. Opera com GLP à pressão entre 4 kg/cm² e 7kg/cm², de modo que dispensa regulador de pressão (desconheço a referência de 1,8 kg/cm²).

      • Guilherme Milani Neto Says:

        Boa noite Montine. Pelo menos aqui no Paraná, os fornecedores de gás quando fazem a carga não permitem que a pressão na rede seja superior a 1,8 kg na rede. Quanto a equipamentos no caso de fritadeiras já existe uma marca paranaense que utiliza um sistema próprio de queimadores e trocador de calor muito mais eficiente e econômico e rápido que opera em baixa pressão.

      • Montini Says:

        Caro Guilherme,
        Diferentemente do GLP, que precisa chegar ao ponto de consumo a pressões em torno de 2,8 kPa, o GN encanado costuma operar com pressões em torno de 1,8 kPa no ponto de consumo. Valeu a dica da fritadeira!

  75. Rafael Says:

    posso usar um botijão de 2k em um cooktop de 4 bocas?

    • Montini Says:

      Caro Rafael,
      Cooktops costumam funcionar com baixa pressão (veja o manual do fabricante), enquanto o botijão de 2 kg é projetado para operar com fogareiros e lampiões de alta pressão. Por isso, esse tipo de botijão não aceita regulador de pressão (as roscas são diferentes), além de não possuir plug fusível (dispositivo de segurança presente nos botijões maiores). Se o seu problema é espaço, uma opção é o botijão de 5 kg.

  76. Alexandre Filgueiras Says:

    Tenho um fogão industrial alta pressão de 3 bocas para usar em um sítio(finais semana). Gostaria de saber: posso utilizar o botijão de 13 kg? Posso utilizar mangueira simples de alta pressão (preta) tendo em vista que o botijão fica em torno de 3 a 4 metros de distancia do fogão? Posso utilizar registro de baixa pressão (doméstico) neste fogão de alta pressão?

    • Montini Says:

      Caro Alexandre,
      Sim, é possível usar botijão de 13 kg em fogão de alta pressão. Antes de tudo, leia as especificações do fabricante do fogão. Não utilize o regulador para baixa pressão. Dê preferência à tubulação de cobre, de aço sem costura ou PE-AL-PE (PE-AL-PE não pode ficar exposto ao tempo). Para as conexões do encanamento com o fogão e com o botijão pode-se usar mangotes de borracha para alta pressão. A conexão com o botijão deve ter registro (torneira, não regulador de pressão) para alta pressão acoplado à borboleta para P-13 (rosca grossa de 5/8″ UNC). Se você for enterrar o encanamento, será preciso tomar uma série de cuidados adicionais.É recomendável que a instalação seja feita por técnico qualificado.

  77. wladimir Says:

    o botijjao de 8kg tem a mesma pressao do de 13kg,e pode ser usado numa churrasqueira domestica

    • Montini Says:

      Caro Wladimir,
      Sim, os botijões de gás têm a mesma pressão. O que diferencia um botijão de 8 kg, de um de 13 kg, (além da quantidade de gás) é a capacidade de vaporizar o produto. O P-13 vaporiza cerca de 600 gramas por hora, enquanto o P-8 vaporiza cerca de 500 gramas por hora. Verifique o consumo de gás da sua churrasqueira antes de optar por um deles.

  78. Rejane Carneiro Says:

    Caros técnicos.Gostaria de saber se posso usar um butijão de 5kg num cooktop de 3 bocas. Terá o mesmo desempenho de um bujão de 13 kg,

    • Montini Says:

      Cara Rejane,
      Sim, o desempenho em termos de vaporização de GLP será mais que suficiente para um cooktop de 3 bocas, e o P-5 possui os mesmos itens de segurança que um P-13. Pode utilizar.

  79. Gustavo Says:

    Parabéns pelo artigo! O tema GLP é muito abrangente mesmo…

  80. Milleno Souza Says:

    Muito interessante.
    Sempre bom obter o conhecimento, ainda mais sobre algo perigosíssimo que temos em casa que são os botijões de GLP.
    Gostei da matéria.
    Parabéns pelas matérias, e espero que venham muitas do mesmo âmbito.

  81. anajacobitti@bol.com.br Says:

    Como sempre, matéria educativa.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.