Panela de Pressão: Não precisa ter medo…

by

Voltamos a falar da panela de pressão porque ainda tem gente que alimenta um certo receio em lidar com ela. Isso não é à toa. Acontece que, antigamente, os acidentes com panela de pressão eram frequentes e muita gente acabava se ferindo. Pois bem, para acabar com esse medo todo resolvemos explicar como a panela de pressão funciona.

Se você colocar água para ferver numa panela normal, aberta, a temperatura atingirá 100 °C (cem graus Celsius) e  ficará assim durante todo o tempo de fervura. Isso porque a temperatura da água permanece constante durante a fase de ebulição. Não adianta aumentar o tamanho da chama que a água não fica mais quente, apenas evapora mais rápido.

A panela de pressão, entretanto, cozinha os alimentos a temperaturas acima do ponto de ebulição da água, em torno de 120 °C. O segredo é justamente a pressão. Toda panela de pressão tem tampa hermética, ou seja, a tampa se ajusta na panela de tal forma que não deixa o vapor d’água sair. Isso faz com que a pressão  dentro da panela aumente além da pressão normal ambiente, o que eleva a temperatura da água.  O sistema de cozimento a vapor num recipiente hermeticamente fechado foi inventado pelo médico francês Denis Papin, em 1679. A “Marmita de Papin”, como ficou conhecida, é a precursora das autoclaves usadas em esterilização e, naturalmente, da nossa panela de pressão.

Acima você vê uma panela de pressão em corte: Ela tem uma tampa hermética, vedada por um aro de borracha. No centro da tampa existe uma válvula, mantida fechada por um pino de metal que apenas repousa sobre a abertura. O pino é suficientemente pesado para manter a válvula fechada. Na tampa ainda tem outra válvula, de segurança, que só funciona em situações extremas.

Quando a água e os alimentos são colocados na panela e levados ao fogo, o calor eleva a temperatura da água até o ponto de fervura. Como a panela é hermeticamente fechada, o vapor d’água não tem por onde escapar, o que faz com que a pressão interna aumente até certo limite.  Além desse limite a pressão interna consegue levantar o pino da válvula, liberando vapor e impedindo que a pressão interna aumente e a panela exploda. A outra válvula, de segurança, serve justamente para romper e liberar a pressão caso haja entupimento da válvula principal.

Hoje as panelas de pressão são bastante seguras, e desde que sejam tomados alguns cuidados elas podem ser utilizadas tranquilamente.

Na hora de comprar, veja se a panela traz o selo de segurança do Inmetro. A presença do selo significa que a panela foi fabricada dentro das normas de segurança obrigatórias. Nenhuma panela de pressão pode ser comercializada sem esse selo. Além disso, leia atentamente as instruções de uso do fabricante. Lembre-se de manter a válvula de alívio da panela (a válvula do pino) sempre limpa e desobstruída. Troque a válvula a cada cinco anos, e apenas em representantes autorizados. Durante o cozimento, mantenha o fundo da panela sempre plano, não deixe o cabo para fora do fogão e nem deixe que crianças fiquem na cozinha.

About these ads

Tags: ,

58 Respostas to “Panela de Pressão: Não precisa ter medo…”

  1. olivio dalpiaz Says:

    bom dia.
    Me informe aonde se encontre oficina de conserto de valvula de segurança da tanpa da panela presão?

  2. rayanni Says:

    Minha Válvula de segurança da minha panela de pressao estar subindo e saindo todo o vapor, o que faço ?

    • Montini Says:

      Cara Rayanni,
      Será necessário substituir a válvula, o que é feito rapidamente na assistência técnica da panela ou por técnicos que reparam panelas de pressão.

  3. Jorge Abdanur Elias (Operador de Caldeira à 23 anos) Says:

    Como se define a troca da Valvula de Segurança?

    • Montini Says:

      Caro Jorge,
      A válvula de segurança repetitiva, que pode ser observada na ilustração do post, costuma ser um batoque de material apropriado (atualmente, a maioria dos fabricantes prefere o silicone) que se rompe a uma determinada pressão, caso a válvula controladora de pressão deixe de funcionar adequadamente. Com o uso, essa válvula pode ficar danificada e deixar escapar vapor, pelo quê necessita ser substituída.É recomendável que a substituição seja feita por técnico competente.

  4. carlos manoel do nascimento faria Says:

    Tenho uma dúvida quanto a leitura que fiz aqui, já que a temperatura não varia após atingido o ponto de ebulição, o que muda cozinharmos em um fogo alto ao invés de fogo baixo é somente a rapidez que chegamos aos 100°?

    • Montini Says:

      Caro Carlos,
      Sim, desde que o recipiente esteja aberto. Para esquentar a água, quanto mais energia mais rápido se chegará ao ponto de ebulição. A partir daí, a temperatura permanecerá constante durante todo o período de ebulição. O ponto de fervura da água pura é 100°C à pressão atmosférica existente ao nível do mar. Quando a água é submetida a pressões superiores a essa, como na panela de pressão, necessita de mais energia para entrar em ebulição, e isso ocorre a temperaturas maiores que 100°C.

  5. Fabiola Says:

    Minha panela de pressão é da marca marmicoc e tem 10 Meses de uso. E notei que não pegava pressão e quando pegava demorava muito, então mudei a borracha mas não adiantou. O problema é na valvula de segurança???? Desde ja. obrigada

    • Montini Says:

      Cara Fabiola,
      Para que a panela de pressão seja eficiente o vapor não pode escapar, a não ser pela válvula principal. Verifique se, quando em uso, a panela deixa escapar vapor pela tampa ou pela válvula de segurança. Se o vapor estiver saindo pela válvula de segurança, esta precisa ser trocada. Releia, também, as instruções de uso e, na dúvida, contate a assistência técnica do fabricante.

  6. renata Says:

    Minha panela e nova .mas antes de pegar pressao bem no inicio ela solta um pouco de ar na lateral proximo ao cabo logo em seguida cerca de uns tres min ela pega pressao (a minha panela e akela que giraa tampa dessas novas ) e normal obr

    • Montini Says:

      Cara Renata,
      Se a sua panela deixa escapar um pouco de pressão no início, pode estar havendo problema no ajuste da tampa, ou então na borracha de vedação. A dilatação causada pelo calor talvez explique que após alguns minutos ela pare de expelir vapor pela tampa. Verifique nas instruções de uso se há alguma referência quanto ao fechamento correto da panela e, na dúvida, contate o fabricante. De todo modo, desde que as válvulas estejam funcionando corretamente, não é preciso ficar alarmada.

  7. Renata Says:

    Ola . Minha panela de pressao esta soltando vapor pelos lados da tampa o que faco? Obrigada.

    • Montini Says:

      Cara Renata,
      A primeira providência é trocar o anel de borracha de vedação da tampa. Verifique, também, se a tampa se encaixa corretamente na panela. Se continuar escapando vapor, então pode ser que a tampa esteja empenada e, nesse caso, o melhor é comprar uma panela nova.

  8. Hingreet Says:

    O pino da minha panela não gira, mas o vapor sai bem e faz barulho de xiiiii. Esta normal???

    • Montini Says:

      Cara Hingreet,
      Verifique se o vapor sai pelos orifícios do pino (válvula principal) ou apenas por baixo. Se estiver saindo pelos orifícios, tudo bem. Em algumas panelas é preciso muita pressão para que o pino gire. Entretanto, se o vapor estiver saindo apenas por baixo do pino, desenrosque-o e veja se os orifícios estão desobstruídos. Se não estiverem bastará limpá-los com um palito.

  9. alessandra Says:

    Boa noite, comprei uma panela de pressão (com o selo do inmetro), veio com a válvula de segurança na cor preta e no centro vermelha. Coloquei a panela no fogo, só com água, para testar. Estava funcionando normalmente, mas percebi que a válvula de segurança subiu um pouco (a parte preta-externa). Desliguei e tudo voltou ao normal após a panela esfriar. É normal a válvula subir assim?

    • Montini Says:

      Bem, Alessandra, a válvula de segurança sobe quando a pressão ultrapassa um certo limite. O normal é que ela não se desloque durante o uso, desde que sejam seguidas as instruções do fabricante. Recomendo utilizar a panela normalmente e seguir as orientações do fabricante quanto ao volume de água, intensidade do fogo e tempo. Se mesmo assim a válvula de segurança subir e deixar escapar vapor, entre em contato com o SAC do fabricante.

  10. Tatiane Spacca Says:

    Minha panela de pressão soltou a válvula de segurança quando estava cozinhando,posso usar minha panela normalmente ou essa se tornou inutilizável?
    PS: “a válvula de segurança não saiu totalmente,só levantou”

    • Montini Says:

      Cara Tatiana,
      Você pode recolocar a válvula no lugar e usar a panela novamente. Se a válvula de segurança começar a soltar vapor, então você terá que trocá-la. A substituição é rápida e não é cara.

  11. Rita De Cassia Cremonin Says:

    Olá
    Comprei uma penal de pressão recentemente. Quando faço o cozimento, todo o vapor é liberado pela válvula de segurança, e não pelo pino. Notei que o pininho da válvula veio um pouco pra fora, mas fiquei com receio de empurrar para dentro e causar danos. É normal?

    • Montini Says:

      Cara Rita,
      Bem, não é normal que o pino da válvula venha deslocado do seu lugar. Você pode recolocar o pino (basta empurrá-lo) e verificar se a panela funciona, mas o melhor é devolver a panela e trocá-la por outra com a válvula de segurança intacta.

  12. Alan Says:

    minha valvula de segurança toda hora estoura, o que será isso?

    • Montini Says:

      Caro Alan,
      A função da válvula de segurança é essa mesmo, romper quando a pressão aumenta além do limite. Quando isso acontece é bom substitui-la por uma válvula nova. No seu caso, porém, pode estar acontecendo uma ou mais das hipóteses a seguir: 1- A válvula não foi substituída após ter se rompido a primeira vez. 2- A válvula principal está obstruída total ou parcialmente. 3- A panela é mantida sob fogo alto por muito tempo.

  13. Jéssica Says:

    Mandei arrumar a minha panela de pressão, pois a válvula de segurança que era de borracha aquela vermelha, saiu. Ao mandar arrumar a tampa da panela, o rapaz colocou outro estilo de válvula, parecida com um parafuso de metal… pelo que deu para perceber se a panela quiser explodir a válvula nova não avisará como a outra, porque não tem como escapar o ar. O rapaz diz que os novos tipos são assim, aquele de borracha não é tão seguro como esse. Quero saber se realmente é seguro esse novo tipo que estão fazendo nas panelas? Obrigada desde já!

    • Montini Says:

      Cara Jéssica,
      É difícil dizer se a válvula é segura sem poder examiná-la. Entretanto é provável tratar-se de válvula de metal com um orifício no centro, o qual é tampado por uma película de material mais frágil e que se rompe com o excesso de pressão. Se for esse o caso, então esse modelo de válvula é tão seguro quanto o outro.

  14. Reinaldo Says:

    Tem problema balançar a panela de pressão para não queimar o fundo dos cozidos enquanto ela estiver com o vapor?

    • Montini Says:

      Caro Reinaldo,
      Não recomendo que você sacuda a panela durante o cozimento. Ao fazer isso o vapor pode escapar em maior quantidade pela válvula principal (pino) e provocar queimaduras. Se você não quiser queimar o cozido, retire a panela do fogo uns cinco ou dez minutos antes, reduza a pressão (espere esfriar ou coloque a panela sob água fria) e termine de cozinhar com a panela destampada.

  15. ELIZABETH SANTOS SOUSA JARDIM Says:

    Ontem estava fazendo uma sopa na panela de pressao e derrepente aquele pino de seguranca saiu e espirrou sopa pra todo lado, pensei que a panela ia explodir, entao mandei colocar outro pino e eles colocaram um pino diferente, nao tem aquela borrachinha vermelha, eh so uma rodinha de aluminio, sera que eh seguro?

    • Montini Says:

      Cara Elizabeth,
      O pino escapou porque houve excesso de vapor. Isso significa que a válvula principal deve ter entupido, não é? De fato, a panela não explodiu porque a válvula de segurança funcionou! Você fez bem em levar a panela para o conserto e substituir a válvula de segurança avariada por outra. Quanto à nova válvula, existe de todo tipo, inclusive de metal. Consulte o técnico que consertou a sua panela sobre a qualidade do material.

  16. Gabi Says:

    olá! A minha panela de pressão libera o líquido de cozimento pela válvula de escape, por onde só deveria sair vapor. Liberando sopa e feijão pela cozinha toda. O que eu faço para que isso não aconteça mais?

    • Montini Says:

      Bom, Gabriela, quando a panela expele líquido junto com o vapor, geralmente é por três motivos: A água do cozimento está acima do nível indicado pelo fabricante, a quantidade de alimento é superior à capacidade da panela ou a chama do fogão está muito alta. Recomendo reduzir a quantidade de água ou, se for o caso, reduzir a receita, deixando uma boa margem de segurança no nível recomendado pelo fabricante. Se você precisar fazer uma quantidade maior de sopa, feijão, etc. será melhor usar uma panela de maior capacidade.

  17. angel Says:

    a valvula de segurança da minha panela escapou,e eu coleoquei de volta,posso usar normalmente?

    • Montini Says:

      Cara Angele
      Você deve ter rosqueado a válvula novamente, não é. Se for apenas isso, não há problema, pode usar a panela. Aliás, aproveite e verifique se os orifícios da válvula e do duto (o tubo onde você rosqueia a válvula) estão desobstruídos.

  18. Jéssica Moreira Says:

    e normal o fundo da panela de pressão expandir ? Fiz uma carne assada na panela de pressão e o fundo meio que abriu isso e normal? não tem problema algum ?

    • Montini Says:

      Olá, Jéssica
      Não, o fundo da panela não deve deformar com a pressão. Se a sua panela for antiga, está na hora de substituí-la por uma nova. Verifique a marca de conformidade (selo do Inmetro) quando for comprar a panela nova. Entretanto, se a panela for nova, entre em contato com o SAC do fabricante e, na dúvida, ligue para a Ouvidoria do IPEM-SP: 0800.013.05.22

  19. Cristina Says:

    O que está acontecendo com uma panela de pressão quando o pino está rodando demais ? por favor me respondam, tenho uma panela assim e já estou deixando de usar por isso.

    • Montini Says:

      Cara Cristina,
      Antes de tudo é bom verificar:
      1- Se a sua panela tem (ou teve, quando você a comprou) o selo do Inmetro.
      2- Se está em bom estado de conservação, com a válvula de segurança intacta e a borracha de vedação em bom estado.
      3- Se os orifícios da válvula principal estão desentupidos.
      Se você puder responder afirmativamente a todas essas questões, não há com que se preocupar. Quando a válvula principal “rodopia” muito rápido é porque se está mantendo o “fogo alto” além do tempo necessário. Se você tiver respeitado o nível de água recomendado pelo fabricante, então basta reduzir o tamanho da chama. E veja se o queimador do seu fogão está produzindo chama forte mesmo com regulagem para “fogo baixo”. Se o problema persistir, leve a panela para uma assistência técnica, pois o pino pode estar mal dimensionado (muito leve).

  20. Célia regina Says:

    Por favor, gostaria de saber se o pino da panela não estiver rodando pode causar algum tipo de acidente? A panela esta boa a vedação da panela também só que agora a panela pega pressão mas o pino não roda como antes, o que eu faço?

    • Montini Says:

      Cara Célia,
      Na verdade, o importante é que o pino possa ser deslocado pela pressão de modo a aliviá-la. Ou seja, nem sempre o pino “roda”. Às vezes ele só balança ou, até mesmo, oscila levemente enquanto deixa escapar o vapor, tudo dependendo da intensidade do fogo, ou do volume de água dentro da panela, ou mesmo de um pequeno vazamento de vapor pela válvula de segurança. Por via das dúvidas faça o seguinte: Desenrosque o pino da tampa e, com um palito, desobstrua todos os orifícios. Em seguida encoste o pino na torneira (com a abertura voltada para o jato d´água) e deixe a água correr. Assim você verifica se todos os buraquinhos do pino estão desentupidos.

  21. Camila Says:

    Título da matéria: “Panela de pressão,não precisa ter medo…”
    Última frase: “nem deixe que crianças fiquem na cozinha”.

    Como não ter medo?

    • ipemsp Says:

      Cara Camila,
      Compreendo a sua preocupação. Entretanto, a recomendação para que as crianças fiquem longe da cozinha não se deve um suposto risco causado pela panela de pressão.De fato,crianças não devem permanecer na cozinha quando há qualquer tipo de panela no fogo, inclusive a panela de pressão. O risco existe pois a criança pode tentar mexer na panela.Crianças são naturalmente curiosas, e se tentarem pegar as panelas podem derrubá-las e causar acidentes sérios.

  22. Marisa Dos Santos Says:

    Gostei muito das
    orientações. Muito didáticas e assim fico com segurança pra adquirir uma panela nova pra minha mãe de 83 anos. Obrigada

  23. william Says:

    sumiu a valvula de segurança da minha panela, e agora sai todo o vapor por ela, o que eu faço? ela nao segura mais pressao. tem apenas a valvula de segirança pra vender?

    • ipemsp Says:

      Sim. Existem casas especializadas na manutenção de panelas de pressão. Você pode procurar na internet ou ver se existe alguma no seu bairro. Enquanto isso, evite usar a panela.

  24. Vanessa Says:

    Olá boa noite, tenho uma dúvida, depois a valvúla vermelha de segurança se levantar uma vez, eu posso voltar a usar a panela normalmente?

    • ipemsp Says:

      Desculpe a demora em responder, o blog esteve inoperante em 2012.
      Após a válvula de segurança ter sido acionada uma vez é aconselhável levar a panela de pressão a uma assistência técnica para avaliar se há necessidade de substituir a válvula.

  25. MICHEL ROQUE FERNANDES Says:

    Vários consumidores tem pedido de orientação a respeito do volume das panelas de pressão. A indicação quantitativa nas embalagens corresponde ao volume que é indicado?
    Como fazer para desentupir as válvulas?

    • Montini Says:

      Caro Michel
      A portaria 328/2008 do Inmetro prevê uma série de ensaios para as panelas de pressão, inclusive o ensaio de capacidade volumétrica prescrito pela Norma ABNT NBR 11823:2008. As panelas de pressão que possuem selo do Inmetro foram aprovadas nesse ensaio. Quanto à limpeza da válvula, vai depender do modelo. Nos modelos mais comuns, como o que ilustra este post, basta desatarrachar o pino da válvula principal e, se for o caso, remover a gordura acumulada nos orifícios de escape do prórpio pino e da tampa. Entretanto, é recomendável ler atentamente as instruções do fabricante quanto ao uso, limpeza e conservação.

  26. Ana Maria jacobitti Says:

    Boa explanação sobre o assunto e aliás,muito importante.

  27. Jailton Says:

    seria interessante uma avaliação do nível de água dentro da panela de pressão durante o cozimento no que tange a segurança e capacidade da panela.

    • Montini Says:

      Caro Jailton
      De fato, o nível de água recomendável é muito importante, entretanto, este varia conforme o tipo de panela de pressão. Por isso é fundamental ler as instruções do fabricante antes de utilizar a panela.

  28. Ana lourenço Says:

    gostei muito da explicação sobre a segurança da panela de pressão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 186 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: