Dia Mundial do Desenhista

by

O Dia Mundial do Desenhista é comemorado em 15 de abril. A data não é casual. É o aniversário de nascimento de  Leonardo da Vinci! Ninguém duvida da genialidade de Leonardo! Seus interesses eram incrivelmente diversos.  Transitava com desenvoltura pela  pintura, arquitetura, anatomia, hidráulica, teatro, máquinas de guerra et cetera.

Se Leonardo da Vinci  era bom em tanta coisa, e não apenas em desenho, porque foi escolhido como patrono dos desenhistas? E por que lembrar essa data aqui no Almanaque? Muito simples: O desenho sempre foi a base para as atividades do Mestre da Vinci. Todas as suas inúmeras realizações, teóricas e práticas, utilizavam o desenho como suporte, como esboço, como projeto…  Além disso, quem faz desenho de projeto precisa medir, e quem trabalha com medição precisa do desenho!

Um dos desenhos mais famosos de Leonardo da Vinci é o Homem Vitruviano.  Veremos que, aqui, o  desenho não é um simples fundamento.

 

homemvitruvianodavinci

 

Neste desenho Leonardo representa as proporções anatômicas definidas por Vitrúvio ( Marcus Vitruvius Pollio), arquiteto romano do século I A.C. 

O homem está inscrito num círculo (cujo centro é o seu umbigo) e num quadrado. Leonardo da Vinci foi o primeiro a representar adequadamente o homem vitruviano com base na razão áurea.

A razão áurea é uma constante algébrica, real e  irracional, representada pela letra grega φ (Phi)  em homenagem ao escultor e arquiteto grego Fídias, que a utilizou na construção do Partenon. O número áureo  φ, que arredondado vale  1,618, tem muitos nomes: Divina proporção, divina seção, divisão de ouro, secção áurea… O geômetra Euclides o chamava  de média e extrema razão. O número φ  está presente nos processos de crescimento da natureza e muita gente o considerava místico. Veja a seguir como aplicar a razão áurea a um segmento de reta.

Começamos por inscrever o segmento de reta ab numa circunferência. Esse segmento será o cateto maior do triângulo retângulo abc, cujo cateto menor ca tem a metade do seu comprimento.

razaoaureaAgora, vamos sobrepor a figura acima ao desenho do homem vitruviano. A divisão proporcional da altura do homem não é a única aplicação da razão áurea. Vemos a mesma proporção nas pernas, braços, tronco, cabeça…

vitruvianoDe fato, o homem vitruviano é a representação gráfica da divina proporção aplicada à anatomia humana, conforme defendia Vitrúvio. Em outras palavras, é um desenho que não se limita a ser um suporte, uma base, um “croquis”, mas também é uma ilustração, uma explicação, uma demonstração geométrica,  uma obra de arte e um ícone admirado em todo o mundo! Assim é o desenho, a mais versátil das maneiras de representar.  Parabéns, herdeiros de Leonardo da Vinci!

Obs.:  Este post se refere à razão áurea muito superficialmente, pois o objetivo aqui é falar sobre o desenho. Entretanto, vale a pena pesquisar o tema.
Anúncios

Tags: , , , ,

4 Respostas to “Dia Mundial do Desenhista”

  1. Ana Maria Jacobitti Says:

    Conhecimento agrega cada vez mais cultura.

  2. Aldacristiane Cristianealda Says:

    sensacional esse post!!! AMEI!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: